Jantar Dançante visa angariar fundos para restauração da Capelinha

  • Entre linhas
  • Publicado em 3 de abril de 2017 às 13:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Noite festiva contará com show de Carlos Reis e Fernando César e será realizada no dia 20 de maio

Será realizado no dia 20 de maio, às 20h, no Salão Nossa Senhora Aparecida, ao lado da Capelinha, o Jantar Dançante com Carlos Reis e Fernando César.

A noite festiva é em prol da restauração do prédio da Capelinha, que foi fundada no dia 2 de fevereiro de 1910 por Manoel Valim, ex-escravo, campeiro e devoto de Nossa Senhora Aparecida. Ele havia feito uma promessa de que ergueria uma capela caso uma de suas filhas, que sofria problemas de visão, se curasse. O milagre, na opinião de Valim, ocorreu e ele deu início à construção. Nesse mesmo dia, uma missa solene marcou a inauguração da igreja.

A Capela Aparecida do Barro Preto, assim denominada inicialmente, foi construída a partir de doações de voluntários e leilões beneficentes realizados por agricultores. Ela foi erguida em uma área rural, distante de qualquer edificação urbana existente na época. Em 1916, uma procissão histórica com dezenas de pessoas marcou o caminho percorrido por uma imagem de Nossa Senhora Aparecida até a capela.

Em 1921, a ordem religiosa dos frades agostinianos adquiriu terrenos próximos à igreja e deu início às obras de ampliação do local. Quatro anos depois, a Capelinha passou a funcionar também como um convento/colégio para a formação de novos padres. Outro momento importante na história da igreja foi no ano de 1952, quando o Salão Santo Agostinho foi construído. No local, atualmente ocorrem as aulas de filosofia e antropologia para os seminaristas. Em 1968, a Capelinha tornou-se uma paróquia integrada por 15 igrejas, sendo a maior de Franca por muitos anos.

Alguns anos depois, foi erguido em 1979, o Salão Nossa Senhora Aparecida, hoje usado para festas e eventos promovidos pela igreja. Esta foi a última grande modificação na estrutura da Capelinha, que desde então se mantém como uma das mais tradicionais paróquias de Franca.

O JANTAR

Para o Jantar Dançante constam do cardápio: saladas, salpicão, vinagrete e torresmo, além de arroz, tutu de feijão e churrasco.

O valor do convite é R$ 35. Crianças até 6 anos de idade não pagam. 


+ Religião