“Janela” que permite troca de partido poderá mudar cenário político em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de dezembro de 2017 às 05:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se for aberta a oportunidade, vereadores poderão mudar de lado sem perder o mandato

​A possibilidade de abertura de uma “janela” para troca de partido sem o risco de perda de mandato, em março do próximo ano, movimenta os bastidores da política nacional e estadual. 

E chega também a Franca, onde vereadores e presidentes dos diretórios municipais dos partidos têm mantido muitas conversas para viabilizar as mudanças “de lado”. Nos bastidores, a expectativa é que até um terço da Câmara, ou cinco vereadores, busquem uma nova legenda.

As trocas ocorrem, basicamente, por dois motivos: divergências políticas entre os vereadores e suas legendas ou por conveniência política. No primeiro caso, está por exemplo Donizete Mercúrio, do PSDB. 

Ele teve de responder a um procedimento interno após votar junto com o governo no projeto de regulamentação dos mais de 300 funcionários comissionados da Prefeitura, indo contra a orientação dos tucanos de fechar questão e votar contra. O processo interno não deu em nada, mas causou desgaste. DEM, PSB, Podemos e PR já manifestaram interesse em ter Donizete em seus quadros.

Já no segundo ponto, enquadra-se Tony Hill, também do PSDB. Ele não esconde a vontade de se candidatar novamente a deputado estadual. Na última eleição, em 2014, pelo PMN, o agora vereador surpreendeu e, como estreante, obteve mais de 13 mil votos.

O problema de Tony é que no PSDB não há espaço para ele. Roberto Engler, deputado que cumpre seu sétimo mandato na Assembleia Legislativa, tem cadeira cativa na disputa, o que pode levar o radialista a aceitar uma das propostas recebidas, do DEM ou do Solidariedade.

Ainda na conveniência política se enquadram vereadores que buscam diretórios masi fortes para ter maiores chances de reeleição no próximo pleito.


+ Política