Jaboticabal ganha título estadual por produção de amendoim

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de janeiro de 2018 às 00:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cidade se tornou capital estadual do amendoim, sendo responsável por 50% das exportações do grão

Um projeto, sancionado no último dia 05 de janeiro, tornou Jaboticabal a capital estadual do amendoim. A cidade corresponde a 50% da exportação nacional de amendoim e exporta as sementes com certificação internacional de nível A.

Produtores da semente na cidade visitaram a capital e presentearam o governador com o produto local. “É um alimento de qualidade, saboroso, importante para a alternância do uso do solo, enfim, o amendoim traz emprego, renda, proporciona desenvolvimento e saúde para a população”, disse Alckmin.

Jaboticabal se despontou como uma das principais produtoras, com uma média de 500 sacas de grãos por alqueire. O município concentra a maior indústria de amendoim do país, e uma cooperativa com diversas empresas.

Outro dado interessante, é que a casca do amendoim também é utilizada como matéria prima para decorações de festas, e até nas tradicionais fogueiras de São João. Isso porque queima lentamente e também ajudar a absorver a umidade.

A produção do amendoim tem sido uma das grandes responsáveis por alavancar a economia da região. Assim, fortalece o agronegócio e promove o crescimento do município.

O autor da proposta foi o deputado estadual Marco Vinholi. O parlamentar destaca que “Jaboticabal se fortaleceu muito nos últimos anos com plantio de amendoim. Nós temos lá também o maior armazém de amendoim e através da cultura do amendoim, e a cidade se tornou vetor de desenvolvimento”.


+ Cidades