Itens nocivos como cigarros serão proibidos de serem promovidos no Instagram

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  • Publicado em 25 de dezembro de 2019 às 12:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:11
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Com isso, influenciadores e usuários da plataforma não terão mais permissão para publicar posts

Os influenciadores do Instagram, usuários da plataforma com milhares ou até milhões de seguidores e que recebem para publicar posts de produtos ou serviços, não terão mais permissão para promover cigarros eletrônicos, cigarros tradicionais ou armas, segundo informado pelo blog da rede social nesta quarta-feira, 17.

O aplicativo de imagens (fotos e vídeos), que pertence ao Facebook, há muito tempo permite que pessoas operem seu próprio conteúdo patrocinado, fora do sistema de compra de anúncios do Facebook e sem o nível de supervisão aplicado ao restante da publicidade da empresa. 

O princípio era o de que, se um influenciador cultivou uma audiência disposta a acompanhar suas mensagens, o Facebook não deveria se envolver.

No entanto com a disseminação do conteúdo patrocinado promovido por influenciadores, o Instagram quer “estabelecer regras claras para ajudar a proteger nossa comunidade”, pelo menos em se tratando de cigarros eletrônicos, armas e tabaco, de acordo com uma porta-voz.

O Facebook já tem regras contra esses produtos em suas políticas oficiais de publicidade.

Álcool e suplementos alimentares na mira

O Instagram atinge um grupo demográfico mais jovem, que pode ser mais facilmente influenciado por anúncios vinculados aos usuários famosos da plataforma.

O Instagram recentemente passou a exigir que novos usuários informem a data de nascimento e restringirá a audiência para anúncios de influenciadores sobre álcool e suplementos alimentares a partir do ano que vem.

Alguns anos atrás, após a pressão da Comissão Federal de Comércio dos EUA sobre a divulgação de informações publicitárias, o Instagram começou a exigir que os influenciadores usassem uma ferramenta específica para conteúdo patrocinado, revelando que estavam ganhando dinheiro para postar.

Os influenciadores costumam desrespeitar essa regra sem grandes consequências e na maioria das vezes não divulgam que são pagos para postar a respeito de determinado produto.


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