IPVA deve começar a ser pago a partir de segunda-feira no Estado de S. Paulo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de janeiro de 2018 às 08:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Secretaria da Fazenda não enviou carta com aviso sobre IPVA, como fazia em anos anteriores

​Proprietários de veículos devem ficar atentos para o calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018. Amanhã, dia 8, é a data para a parcela única com desconto ou a primeira parcela para quem for pagar em três vezes, aos donos de veículos com placa final 1. Na terça, dia 9, é a data para veículos com placa final 2. 

O calendário segue nessa ordem, nos dias 11, 12, 15, 16, 17, 18, 19 e 22 (neste último dia para veículos com placa final 0. O desconto para o pagamento à vista, em janeiro, é de 3%. Se preferir, o contribuinte também pode pagar em cota única, mas sem o desconto, em fevereiro. 

O calendário completo, inclusive para caminhões, está disponível no link https://www.valoripva2018.fazenda.sp.gov.br/. Nesse link também é possível consultar o valor do imposto a ser pago, com o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e a placa. 

Este ano, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo não enviou carta com aviso sobre o IPVA, como fazia em anos anteriores. O pagamento deve ser feito na rede bancária ou em casas lotéricas, com o Renavam do veículo. 

Também deve ser pago o seguro obrigatório (DPVAT) junto com a primeira parcela do IPVA ou a cota única. Para motos, vans e ônibus é permitido o parcelamento do DPVAT. O licenciamento pode ser pago antecipadamente, também junto com o IPVA, mas o calendário obrigatório começa em abril.


+ Economia