IPTU e IPVA: saiba quando descontos que variam de 3% a 10% à vista valem à pena

  • Entre linhas
  • Publicado em 7 de janeiro de 2020 às 11:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialistas em finanças afirmam que se a pessoa tiver o dinheiro em mãos, o ideal é pagar com desconto

O início do ano chegou e o contribuinte deve preparar o bolso para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU). 

Em Franca, a distribuição dos carnês do IPTU pela Prefeitura já começou a ser feita e há oferta de descontos.

Como de costume, haverá um desconto para aqueles que quitarem o imposto em parcela única. Diferente dos outros anos, o vencimento da primeira parcela será no dia 24 de janeiro, com 10% de desconto.

Além deste, também haverá um desconto de 5% para os pagamentos em parcela única feitos até o dia 15 de fevereiro. No dia 15 de março, o IPTU pode ser pago em parcela única, porém sem desconto.

Aqueles que optarem por parcelar, poderão fazê-lo em até oito vezes. Neste ano, os tributos municipais poderão ser pagos nos bancos conveniados: no caixa eletrônico ou pelos aplicativos do Banco do Brasil, Bradesco, Mercantil do Brasil, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal; ou nos guichês do Bancoob e das casas lotéricas.

Ao todo serão 180 mil carnês impressos e distribuídos para os contribuintes na cidade.

Imposto sobre Veículos

Já a primeira parcela ou parcela única com desconto do IPVA 2020 começa a ser cobrada nesta quinta-feira, 9 de janeiro, para carros com final de placa 1. As outras datas de vencimento variam conforme o final da placa e o valor pode ser parcelado em três vezes sem juros.

O contribuinte que optar pelo pagamento à vista, agora em janeiro, tem desconto de 3%. Quem preferir pagar à vista na segunda data, em fevereiro, perde o direito ao abatimento.

Especialistas em finanças pessoais afirmam que se a pessoa tiver o dinheiro em mãos, o ideal é pagar em janeiro com desconto, já que nenhuma aplicação daria este rendimento de 3% em um mês. Veja como pagar aqui.

Mas, a decisão de quitar de uma só vez deve ser tomada apenas por aqueles que têm dinheiro sobrando. Se ao incluir a parcela única os cálculos de entrada e saída dos rendimentos levarem a uma sobrecarga, é melhor parcelar. “A diferença do desconto é boa, mas não é gritante”, observa Augusto Mergulhão, economista da G2W Investimento, que alerta para que o contribuinte não opte pelo desconto a qualquer custo. “O contribuinte precisa se atentar ao fato de o pagamento da cota única não prejudicar o orçamento da família”, destaca.

Se organizar é o segredo

O economista Ricardo Teixeira aponta que a opção pela parcela única é recomendada principalmente aos menos organizados financeiramente. Com o parcelamento, a probabilidade de se atrapalhar com os pagamentos aumenta, assim como a de desembolsar a multa por atrasos.

Os especialistas afirmam ainda que o ideal é planejar os gastos com o IPVA e IPTU durante todo o ano, e não só próximo ao início do pagamento das parcelas. “O planejamento para 2021 deve começar no decorrer de 2020”, aconselha Teixeira.

Com o dinheiro poupado ao longo dos 12 meses, Mergulhão recomenda um investimento no Tesouro Direto, atrelado à taxa Selic. “Não deixar na poupança ou parado na conta”, destaca. Outra dica é separar parte do 13º salário para o pagamento.

IPVA EM SÃO PAULO

Em São Paulo, o IPVA é regido pela lei nº 13.296, de 23 de dezembro de 2008. O artigo 5º da lei determina que o responsável pelo pagamento do imposto é o proprietário do veículo. Seja pessoa física, jurídica, loja ou leiloeiro, se o veículo estiver em posse de uma dessas empresas.

No caso de veículos usados, o valor do IPVA 2020 em São Paulo é calculado a partir do preço médio divulgado pela Secretaria da Fazenda. A tabela é elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

IPVA 2020 varia de acordo com a categoria

A alíquota do IPVA 2020 é aplicada sobre a base de cálculo atribuída ao veículo. E varia conforme a categoria: carga, transporte de passageiros, picapes e motocicletas, por exemplo.

O menor imposto é para veículos de carga, como caminhões. Nesse caso, o IPVA 2020 em São Paulo é de 1,5% sobre o valor venal.

A faixa seguinte, de 2%, abrange quatro categorias diferentes. São elas: ônibus e micro-ônibus; caminhonetes de cabine simples; motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos;
máquinas de terraplenagem, empilhadeiras, guindastes, locomotivas, tratores e similares.

Para veículos com motores a etanol, gás natural veicular (GNV), e eletricidade, “ainda que combinados entre si” (híbridos), o imposto é de 3%. Donos de modelos elétricos e híbridos registrados na capital podem reaver 50% do valor pago de IPVA.

A taxa mais alta, de 4%, é fixada para a maioria dos veículos. É o caso de carros com motor flexível – utilizam etanol, gasolina e/ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.


+ Economia