IPEM-SP reprova 16% dos produtos típicos das ceias de final de ano

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de dezembro de 2016 às 13:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Operação “Boas Festas” com produtos irregulares apresentaram diferença
entre o peso real e o indicado

​Especialistas do IPEM de Ribeirão Preto realizaram a operação “Boas Festas” nos dias 12 e 13 de dezembro, na região da Alta Mogiana, com a finalidade de verificar os produtos típicos das ceias de Natal e Ano Novo. 

Entre os itens avaliados estavam panetones, frutas secas da época, biscoitos e chocolates em embalagens natalinas, enfeites natalinos, entre eles, papel de presente, guardanapo, cordões e fitas decorativas.

Em Ribeirão Preto, foram examinados 20 produtos, sendo reprovados oito (40%), por diferença entre o peso real e o indicado na embalagem.

Em São José do Rio Preto, foram examinados 20 produtos, sendo reprovados dois (10%), por diferença entre o peso real e o indicado na embalagem.

No laboratório da capital, foram examinados 32 produtos, sendo reprovado um (3%), por diferença entre o peso real e o indicado na embalagem.

Em Bauru, foram examinados 20 produtos, sendo reprovados quatro (20%), por diferença entre o peso real e o indicado na embalagem.

Os produtos foram coletados previamente pelos fiscais em pontos de venda de pequeno, médio e grande porte em todo o Estado para serem avaliados nos laboratórios do IPEM-SP.

O objetivo foi verificar a fidelidade das indicações de quantidade nas embalagens dos produtos, a fim de coibir a comercialização de itens que tragam em suas embalagens informações em desacordo com a legislação vigente.


+ Cidades