IPEM identifica problemas em 9% dos materiais escolares em todo o Estado

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de janeiro de 2017 às 19:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“Operação Aluno Nota 10 analisou 46 produtos na Capital e em quatro cidades do Estado”

O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) analisou 46 produtos de uso escolar, sendo que 4 (9%) apresentaram irregularidades durante a Operação “Aluno Nota 10”. 

Os exames avaliaram se a indicação quantitativa das embalagens corresponde ao que o consumidor de fato leva para casa. Foram encontradas irregularidades nos produtos analisados nos laboratórios do instituto na capital e São Carlos.

Foram analisados diferentes artigos de uso escolar como cadernos, etiquetas, purpurina, glitter, clips, plástico para encapar, fita adesiva, cola, tintas (guache, nanquim, acrílica), papel sulfite, papel crepom, massas de modelar, papéis em bloco (canson, vegetal, folha para fichário), entre outros itens, na Capital e nas regionais do instituto localizadas em Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Preto.

Na Capital foram encontrados erros papel sulfite e brocal metálico. Em São Carlos, erros foram detectados na lantejoula e massa de modelar.

Confira abaixo a tabela com as irregularidades encontradas na região:

Produto/Marca

Conteúdo Nominal

Responsável

Núm. De Amostras Analisadas

Erro Médio

Quant. de erros/ Maior erro individual

(VN-Média)

Massa de Modelar / Maripel

160g

Maripel Comércio e Impotação Ltda

13

(-2,3g)

Aprovado

Lantejoula Metalizada / Color Make

18g

Yur Comercial Cosméticos Ltda

13

(-1,8g)

7 / -2,7g

Total de Produtos Fiscalizados:

9

Total de Produtos Irregulares:

2

Os fabricantes dos itens em desacordo com as normas foram autuados e têm até dez dias para apresentar defesa ao IPEM-SP. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do pelo telefone 0800-0130-522, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail:[email protected].


+ Comércio