Inverno, comida e vinho…

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 29 de julho de 2017 às 13:36
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se vinho é bom o ano todo…. imagina no inverno…. harmonizado com aquele comida que além de aquecer o estomago, aquece o coração e conforta a alma.

Não sei se é certo pensar assim, mas alguns pratos de inverno confortam como um abraço… parece aconchego em forma de comida. Principalmente se as companhias e conversas forem boas. Sem esquecer, para quem pode, de um bom vinho… claro.

É no inverno que muitas pessoas se aventuram no Mundo do Vinho, e na maioria das vezes se encantam, e continuam suas descobertas pelas outras estações. 

No inverno muitas pessoas começam a apreciar os vinhos que em um clima mais quente podem parecer “muito secos ou encorpados demais”. Isto acontece porque os pratos de inverno são “mais fortes e estruturados”, o que facilita a harmonização com vinhos encorpados.

Se engana quem pensa que no inverno podemos esquecer os vinhos brancos. Apesar das características de vinho encorpado se aplicarem na sua maioria a vinhos tintos, temos grandes vinhos brancos que se destacam, como os fermentados em carvalho ou os Sauternes. 

E por favor, não podemos esquecer do bom e velho Vinho do Porto.

Para uma boa harmonização, não podemos deixar que o prato ou o vinho sobressaia… o ideal é que os dois se complementem, tornando a experiência única.

E aí topa tentar algumas??? O clima está perfeito para chamar os amigos e degustar vários vinhos… as comidas, vale desde um churrasco, receitas da vovó, sopa e caldos, risotos e massas, fondue, ou o que você tiver vontade e aqueça o seu estomago e coração….


+ zero