Instituto de Zootecnia faz estudos para melhorar a qualidade do leite

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de maio de 2018 às 07:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Órgão vinculado à Secretaria de Agricultura de SP também busca ampliar produtividade no setor

Ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Instituto de Zootecnia (IZ) se destaca por desenvolver projetos em sistemas de produção leiteira. As tecnologias envolvidas nos projetos são expostas em feiras do setor agropecuário, de modo a fornecer informações para os integrantes do ramo.

Uma das participações mais recentes do IZ em eventos no território paulista ocorreu na Agrishow 2018 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, realizada neste mês em Ribeirão Preto e que contou com um estande com iniciativas da pasta.

De acordo com Enilson Geraldo Ribeiro, pesquisador do IZ e diretor do Centro Experimental Central, um sistema de produção leiteira é sustentável quando a qualidade do item e outras fontes de renda geram mais lucratividade para o produtor. Outro ponto a ser ressaltado é a possibilidade amenizar a produção dos gases de efeito estufa. “Com a tecnologia, pessoas e animais terão maior conforto, além de um convívio harmonioso com o meio ambiente”, explica o especialista.

Modelo

Na avaliação da diretora-geral do IZ, Renata Helena Branco Arnandes, o sistema de produção sustentável é uma alternativa ao agricultor para aumentar a produtividade da terra. “O produtor deverá buscar o modelo que melhor se adequar à atividade desenvolvida em sua propriedade”, destaca.

As tecnologias sustentáveis trazem diversos benefícios para toda a cadeia do leite, segundo o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado, Francisco Jardim. “Há redução de custos, produção mais rápida e o consumidor conta com um leite de melhor qualidade. Além dos benefícios econômicos, o sistema ainda apresenta vantagens ambientais”, analisa.

Desde 2012, o IZ e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) expandem os estudos relacionados à melhoria da qualidade do leite, englobando desde o produtor até o consumidor. Recentemente, o pesquisador do IZ e da APTA Luiz Carlos Roma Junior divulgou resultados de pesquisas e técnicas para melhoria da qualidade do leite, englobando manejo de ordenha, nutrição e sanidade.

De acordo com o especialista, a análise dos itens é uma ferramenta que pode auxiliar em todos os aspectos de produção, como nutrição, ordenha e manejo e economia, com o objetivo de auxiliar o produtor nas tomadas de decisão. Segundo o pesquisador, os laboratórios do IZ monitoram e realizam estudos em mais de 110 propriedades de cinco regiões paulistas, como Ribeirão Preto, Franca, Piracicaba, Itapetininga e Piquete.

Análises

O IZ oferece as unidades fixas e a móvel para auxiliar o produtor rural na melhoria da produção e qualidade dos produtos. O objetivo é ampliar a lucratividade e sustentabilidade do setor, sobretudo por meio das pesquisas e tecnologias geradas.

A quantidade de leite de vacas e búfalas monitorado nas pesquisas realizadas no órgão passa dos 610 mil litros por mês. São mais de 2200 animais monitorados regularmente. “Ao sempre buscar o aprimoramento da qualidade, o IZ divulga aos produtores os resultados de estudos, do instituto ou parceiros. Isso fortalece a transferência de tecnologia entre todos os elos da cadeia agroindustrial do leite no Estado”, destaca Luiz Carlos Roma Junior.


+ Agronegócios