INSS adia abertura de suas agências em todo o país para 24 de agosto

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 29 de julho de 2020 às 11:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:02
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Atendimento será apenas de forma remota, pelo aplicativo e pelo portal Meu INSS, além do telefone 135

Atendimento presencial está suspenso em todas as unidades do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu adiar, mais uma vez, o retorno gradual do atendimento presencial em suas agências em todo o Brasil, por conta da pandemia do coronavírus. 

A última informação era de que os servidores deveriam retornar às atividades na próxima segunda-feira (dia 3). Mas uma portaria publicada nesta quarta-feira (dia 29) postergou a volta para 24 de agosto.

Até lá, o INSS manterá o atendimento apenas de forma remota, pelo aplicativo e pelo portal Meu INSS (meu.inss.gov.br), além da central telefônica 135, para evitar aglomerações nas agências.

O instituto já havia informado que, no retono gradual das atividades, “serão priorizados serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. O retorno destes serviços visa a dar celeridade aos processos, uma vez que precisam essencialmente do atendimento presencial”.

A Portaria 36 — que foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira — é resultado de uma decisão conjunta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, da Secretaria de Previdência e do INSS.

A central de serviços Meu INSS pode ser acessada por meio do site meu.inss.gov.br. A senha inicial pode ser conseguida pelo próprio portal após responder a perguntas.

É preciso informar nome e CPF (campos obrigatórios), além de endereço de e-mail e número de telefone (informações opcionais). Durante o processo de inscrição, o cidadão terá que confirmar o nome da mãe, assim como seu dia e seu mês de nascimento.

O cadastramento depende ainda da confirmação de informações trabalhistas e previdenciárias do cidadão. Neste caso, é preciso escolher a opção correta sobre a última empresa onde trabalhou recolhendo para a Previdência Social, o ano em que ingressou nessa companhia e até se recebeu benefício do INSS nos últimos cinco anos.

Terminada esta etapa, o interessado recebe um código de validação enviado por SMS ou um link por e-mail. A partir daí, pode cadastrar sua senha de acesso.

Anote a senha inicial. Ela será necessária para cadastrar sua senha definitiva, que deverá conter, pelo menos, nove caracteres com uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número, no mínimo. Após ser cadastrado, o segurado deverá clicar em “Entrar”. Uma tela do portal gov.br se abrirá para informar o CPF e a senha.

Outra opção de acesso ao portal Meu INSS é acessar sites de Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi, a fim de obter uma senha inicial. 

As agências do INSS também oferecem esse serviço. Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento telefônico 135.

Há a possibilidade de baixar o app Meu INSS também pelo smartphone. O aplicativo está disponível para celulares com sistema operacional Android. Para realizar o download, basta acessar a Google Play Store e clicar no botão “Instalar”.


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