[INFORMAÇÃO]

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de maio de 2018 às 10:06
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Olá

Alguma vez já se perguntou se é seguro comprar online ? E comprar fora do país, como na China ou nos EUA? O que vemos é uma crescente demanda de mercadorias estrangeiras, principalmente pelo valor diferenciado sem os impostos. Segundo os Correios 80% das encomendas importadas são da China, isto faz com que o rastreio destas seja mais cauteloso muitas vezes ocasionando maiores tempos de entrega.

Para se comprar online devemos seguir algumas orientações:

1 – Saber com quem está negociando.

Quem é a pessoa ou empresa que está te fornecendo o produto? Quais são os dados básicos de endereço, CNPJ entre outros?

2 – Avaliar a reputação.

Siga alguns sites que já realizam esse serviço como o www.reclameaqui.com.br . Nele é possível encontrar diversas reclamações e a taxa de solução.

Para serviços regulados pelo governo como a telefonia, vale acionar órgãos reguladores como a ANATEL por exemplo.

3 – Privacidade e segurança.

Faça transações com sites seguros, onde tenha o cadeado verde ao lado da URL do site. Busque referência de onde deseja comprar.

4 – Proteja seus dados.

Nunca forneça desnecessariamente dados pessoais para sites, principalmente alguns dados sensíveis como o CPF, endereço e ´RG.

5 – Verifique os prazos oferecidos pelo site.

Muitas vezes podem estar contados em dias úteis e não dias corridos, isto diferencia a entrega principalmente para estados diferentes com feriados diferentes.

6 – Se possível prefira o Cartão de crédito.

É mais fácil verificar fraude utilizando o cartão em transações online. Os serviços de pagamento já possuem suas ferramentas, e em todo caso ainda pode estornar ou cancelar a compra com mais facilidade de reembolso.

7 – Utilize apenas computadores conhecidos e seguros.

Nada de ir em algum lugar público e utilizar o computador do local para comprar, nestes casos é bem provável que terá seus dados roubados. O alerta fica também para a internet, mesmo no seu dispositivo (celular ou notebook) utilizando o wifi público, seu risco ainda é bem alto.

De fato comprar pela internet gera uma comodidade grande, porém importar pela internet é ainda melhor. As dicas acima servem para qualquer compra online, porém para lidar com produtos da China, Eua, Europa etc… temos que lembrar da taxação e do tempo de demora.

8 – Tenha paciência.

As compras internacionais são demoradas. Primeiro passam pelo filtro da Polícia Federal, da Receita Federal e depois disso são liberados para o Correio. Desse momento em diante a entrega pode levar até 40 dias úteis. Somados aos 20 dias corridos de transporte para chegar ao Brasil, mais o tempo de liberação da Receita, uma compra pode levar de 3 a 4 meses para chegar.

9 – Nas compras internacionais prefira o PayPal.

Hoje você consegue utilizar diversas combinações para pagamento no site, inclusive carregar valores em moeda local e pagar em Dolar.

10 – Esteja preparado para ser tributado.

Caso sua encomenda seja tributada, esteja preparado para pagar o valor dos impostos, que via de regra sairão com preço muito próximo dos comprados no Brasil.

11 – De preferência pelo frete China post ou Singapore post, pois estes podem ser rastreados no Brasil.

A dica mais importante é manter o bom senso de escolher o melhor lugar com referências, ter uma boa comunicação com o vendedor, e nos casos de comprar internacionais estar preparado para errar nas primeiras comprar até conseguir analisar qual o melhor site e forma de comprar disponíveis.

Agilizar entregas internacionais: https://www.tecmundo.com.br/mercado/128902-correios-estuda-projetos-agilizar-entregas-internacionais.htm

Comprando no exterior:

https://www.tecmundo.com.br/tutorial/48078-como-comprar-roupas-de-marca-superbaratas-na-china.htm

Porque demora tanto a encomenda: https://www.tecmundo.com.br/mercado/130283-correios-explica-encomenda-internacional-demora-chegar.htm

Dicas do PROCON: https://procon.campinas.sp.gov.br/compras-pela-internet-procon-d-dicas-seguran

Dicas de segurança:

https://canaltech.com.br/seguranca/Guia-de-compras-online-saiba-como-comprar-com-seguranca-na-web/

https://www.ebit.com.br/dicas-compra-segura-internet

https://escolaimportar.com.br/comprar-da-china-o-guia/

https://escolaimportar.com.br/declaracao-simplificada-de-importacao-dsi/


*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ zero