​Inadimplência das famílias da região da Alta Mogiana cresce nos últimos meses

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de dezembro de 2016 às 09:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisa mostra um leve aumento nos financiamentos imobiliários em Franca e uma retração em Ribeirão Preto

O trabalho de pesquisa da Fundace mostra que a inadimplência das famílias vem crescendo nos últimos meses e atingiu seu ápice em agosto deste ano. O Boletim do Ceper traz uma análise da inadimplência e endividamento das famílias e também a retração dos financiamentos imobiliários em Ribeirão Preto e um leve aumento em Franca.

De acordo com os pesquisadores da Fundace, a inadimplência atingiu o seu maior percentual no ano em agosto, devido, sobretudo, à inadimplência das pessoas jurídicas. Na Região da Alta Mogiana, as operações de crédito apresentaram uma queda de 11,7%. 

Apesar de ser uma queda menor do que a nacional e estadual, também é uma forte retração e indica as dificuldades enfrentadas pela economia regional. Chamam atenção as quedas de empréstimos e títulos descontados e dos financiamentos em geral, o que mostra as dificuldades tanto das pessoas físicas quanto das jurídicas diante da atual conjuntura.

Apesar da menor queda dos financiamentos imobiliários, esta é uma modalidade que vem apresentando rápida retração, apontando que o setor de construção civil vem passando por dificuldades pela expressiva retração da demanda na região, o que vem ocorrendo em todo o País.

Os municípios de Campinas (-8%) e Ribeirão Preto (-5,6%) foram o que apresentaram maiores retrações dos financiamentos imobiliários, mesmo sendo os que apresentaram maior crescimento populacional entre 2000 e 2016 dentre as cidades com mais de 300 mil habitantes. As exceções foram as regiões de São José do Rio Preto e Franca que tiveram variação positiva de 1,5% e 1,4%, respectivamente.


+ Comércio