60 profissionais de saúde e 30 pacientes positivos para Covid-19 em hospital

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de abril de 2020 às 14:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O hospital é um dos mais importantes do Sistema Único de Saúde de Salvador e de toda a Bahia

​O Hospital Santo Antônio, pertencente às Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador, teve que afastar funcionários e transferir pacientes nesta semana após um aumento dos casos registrados do novo coronavírus.

Ao todo, foram registrados 94 casos da doença, sendo 30 pacientes e 60 profissionais de saúde. 

As obras Irmã Dulce têm um efetivo de 3.000 funcionários. O hospital, um dos mais importantes do Sistema Único de Saúde da Bahia, não integra a rede de referência para atendimento a pacientes com Covid-19.

Em parceria com a secretaria de saúde da Bahia, as Obras Sociais Irmã Dulce transferiram provisoriamente 200 pacientes para outras unidades da rede estadual. 

Além dos pacientes com diagnóstico positivo para Covid-19, foram transferidos os pacientes com mais de 60 anos, que integram o grupo de risco para a doença.

Nos próximos dias, serão realizadas medidas operacionais e adequações físicas para que os pacientes possam retornar progressivamente ao hospital. 

O número de leitos foi reduzido para que os pacientes fiquem mais dispersos nas diferentes áreas do hospital.

Também será realizada a desinfecção de todas as áreas assistenciais do hospital. Todos os funcionários estão sendo testados, inclusive os assintomáticos.


+ Saúde