Hospital do Câncer de Franca comemora seus 17 anos de funcionamento

Grande conquista para Franca, hospital atende mais de 20 cidades da região e mantém 40 mil atendimentos anuais

Postado em: em Saúde

O Hospital do Câncer de Franca celebrou seus 17 anos de funcionamento e atendimento neste último domingo, 06 de janeiro.

Além de Franca, mais de 20 cidades da região são atendidas pelo hospital, que registra cerca de 40 mil atendimentos anuais entre consultas e sessões de radioterapia, mantendo atualmente, cerca de 1,5 mil pacientes em tratamento, desde recém-nascidos até adultos, dos quais 430 se encontram em tratamento de quimioterapia.

Um pouco da história

O Hospital do Câncer de Franca é uma unidade que faz parte do complexo hospitalar da Santa Casa e surgiu em 2002, visando oferecer tratamentos específicos e mais comodidade para pacientes que sofrem com o câncer.

Segundo o atual presidente do Hospital do Câncer, José Cândido Chimionato, os primeiros equipamentos foram doados pelo grupo Magazine Luiza, por Pelegrino José Donato e os irmãos Luiza Trajano Donato e Onofre de Paula Trajano. Na época, o hospital atendia cerca de 120 pacientes por mês.

A unidade hoje trabalha com atendimento humanizado e procura fazer constantes investimentos em manutenção e aquisição de equipamentos para oferecer tratamento de ponta aos seus pacientes, que contam hoje com alas específicas para quimioterapia adulto e infanto-juvenil, radioterapia, centro de reabilitação e consultórios.

O quadro clínico do Hospital do Câncer de Franca é formado por profissionais altamente qualificados, bem como sua equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, serviço social, nutrição, medicina nuclear e reabilitação. Além de toda essa equipe, o Hospital do Câncer conta com mais de 600 voluntários do Centro de Voluntários da Saúde de Franca.

Além da verba repassada pelo SUS, o Hospital do Câncer de Franca mantém seu sustento através de campanhas realizadas durante todo o ano na cidade, através de empresas como Grande Leilão JP, Estrela Solidária, Assescofran, Maçonaria Francana, Lions Club Franca, além de contribuições particulares de cerca de 15 mil pessoas.

Aniversário

A partir desta quinta-feira, 10 de janeiro, o Hospital do Câncer preparou diversas ações para a comemoração dos seus 17 anos, que seguem até o dia 04 de fevereiro.

No dia 10, quinta-feira, será prestada uma homenagem aos enfermeiros e técnicos de quimioterapia e radioterapia. O encontro acontecerá no quiosque do próprio hospital, com a presença da diretoria e pacientes que darão seus depoimentos. A abertura será feita com Café com Prosa.


Artigos Relacionados