Homens com barba têm mais germes que cachorros, aponta estudo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de outubro de 2019 às 17:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Trazendo um visual bacana e descolado, a barba se tornou uma grande tendência entre os homens

Trazendo um visual bacana e descolado, a barba se tornou uma grande tendência entre os homens. Contudo, os cuidados com higiene da barba são essenciais e quando não são realizados podem acabar trazendo malefícios.

Um estudo realizado por pesquisadores da Clínica Hirslanden, em Zurique, na Suíça, descobriu que as barbas de homens possuem mais germes e bactérias que pelos de cachorros. Os resultados foram publicados no periódico Springer Nature.

Para chegar a essa conclusão, eles compararam amostras de barbas de 18 homens, entre 18 a 76 anos, com os pelos de 30 cães de diferentes idades e raças. Os pesquisadores utilizaram um scanner de ressonância magnética para identificar a contaminação de microorganismo entre os participantes.

A investigação mostrou que todos os homens que participaram da análise tinham altas cargas bacterianas na pelagem facial, mesmo aqueles que apresentavam boas condições de saúde. Enquanto isso, apenas 76% dos cães apresentaram a mesma condição.

Além disso, o estudo constatou que sete dos homens e quatro dos cães tiveram resultado positivo para bactérias que poderiam ser uma ameaça à saúde humana

O objetivo da pesquisa não era fazer essa comparação. De acordo com o professor Andreas Gutzeit, da Switzerland’s Hirslanden Clinic, o teste era para ver se o uso da máquina de ressonância magnética por um cachorro traria problemas para saúde dos humanos. Quando compararam um e outro, perceberam que homens de barba tem mais micróbios que os animais.

No entanto, os investigadores revelaram que a descoberta não é motivo para preocupação, apenas os ambientes hospitalares utilizados por humanos precisam de uma higienização melhor. 

Outro fator de alerta é para a higiene pessoal dos homens, eles indicam que como a barba pode representar um perigo para proliferação de microorganismo é necessário estar atento aos cuidados.