Historiadores da Unesp de Franca lançam livro durante evento em Portugal

  • Entre linhas
  • Publicado em 27 de novembro de 2019 às 12:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Obra foi organizada pelas professoras Susani Silveira Lemos França e Ana Carolina de Carvalho Viotti

Livro foi lançado no XIV Colóquio Raízes Medievais do Brasil Moderno - A Viagem, realizado na Universidade do Minho (Foto: Reprodução)

O desejo de conciliar as preocupações de dois grupos da Unesp de Franca com objetivos confluentes e trabalhos conjuntos foi o ponto de partida para o livro “Cuidar do espírito e do corpo entre o velho e os novos mundos (séculos XIII-XVIII)”, lançado pela EdUFSCar no início do mês em evento realizado na Universidade do Minho, em Portugal. 

A obra foi organizada pelas professoras da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Unesp de Franca, Susani Silveira Lemos França e Ana Carolina de Carvalho Viotti, que integram o grupo “Escritos sobre os novos Mundos”, apoiado pela Fapesp na modalidade Projeto Temático.

Colaboram com a obra, membros do grupo “Raízes Medievais do Brasil Moderno”, também vinculado à Unesp de Franca, e formado por pesquisadores experientes provenientes dos dois lados do Atlântico, de diversas universidades portuguesas e brasileiras e com o apoio da Academia Portuguesa da História.  

“A proposta do livro, conjugando as pesquisas desenvolvidas nos dois grupos, foi debater um tema fulcral da civilização ocidental: os sustentáculos de uma moral cristã transplantada, dirigida ao mesmo tempo aos cuidados com o corpo e à saúde da alma. Dois planos que, de formas diferentes ao longo da história, estiveram muitas vezes articulados”, afirmaram as professoras da Unesp.

O livro foi lançado no XIV Colóquio Raízes Medievais do Brasil Moderno – A Viagem, realizado na Universidade do Minho (em Braga, Portugal) entre os dias 4 e 6 de novembro. Além do lançamento da obra, os professores Jean Marcel Carvalho França e Susani Silveira Lemos França, respectivamente, coordenador e pesquisadora principal do grupo “Escritos sobre os novos mundos”, apresentaram conferencias no encontro realizado em Braga.

O livro
A obra aborda múltiplas relações sociais e culturais mediadas pelo Atlântico entre os séculos XIII e XVIII, com ênfase sobre instrumentos moralizadores que, ao longo dos séculos, contribuíram para estabelecer um modo de viver qualificado como virtuoso, sustentado na ética cristã e focado ora no corpo, ora na alma, ora em ambos.

Entre os três alvos priorizados no livro, o primeiro é destinado a destacar a importância de refletir sobre os pecados, por meio da meditação sobre o passado e a cogitação sobre o futuro, contemplando, por um lado, rituais, sentimentos familiares, sensações, formas de devoção aceitas ou condenáveis, receios e temores experimentados em situações conflituosas ou desoladoras, vividas ou imaginadas. O segundo alvo são os juízos sobre outros povos, com ênfase nas apreciações e avaliações sobre as aparências e os costumes alheios, a partir de certos fundamentos espirituais e morais do que se manifesta nos atos e nos aspectos. Na última parte, o livro dedica-se a recomendações para sanar os males do corpo, sem perder de vista que muitos desses males têm sua origem em falhas espirituais e devem ser interpretados como sinais de Deus. Alimentos recomendáveis, unguentos, líquidos, substâncias, oficiais dedicados aos cuidados com o corpo e lugares destinados à prevenção de doenças ou à cura se encontram no rol dos assuntos abordados.

Segundo as organizadoras, o livro está estruturado em torno de três ações sintetizadas por verbos com claro teor moralizante: pensar, olhar e emendar/remediar. Esses verbos foram selecionados como condutores por sintetizarem um conjunto de práticas correntes ao longo de praticamente cinco séculos de partilha de valores e padrões morais entre a Europa, nomeadamente Portugal – mas com alguns ganchos com outras partes –, e o além-mar, com ênfase no Brasil.

“Tais ações deslocam-se entre princípios valorativos e aplicações práticas, cuja eficácia depende de um jogo entre crenças, necessidades, utilidades e ideais. Jogo que é examinado no livro a partir das reflexões sobre o binômio corpo e espírito, sistematizadas em impressões, sentimentos, percepções, prescrições, restrições, cuidados, recomendações e tratamentos”, detalham França e Viotti.

Cuidar do espírito e do corpo entre o velho e os novos mundos (séculos XIII-XVIII)
Ano: 2019
ISBN: 978-65-80216-23-9
Organziadoras: Susani Silveira Lemos França e Ana Carolina de Carvalho Viotti
Páginas: 435


+ Educação