HÉRNIA DE DISCO

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de fevereiro de 2018 às 16:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A coluna vertebral tem como principal função a proteção da medula espinhal, além de auxiliar na estabilização do tronco. Apesar de muitos acharem que ela foi feita pra se mexer, é importante salientar que os responsáveis por todos os movimentos do corpo humano são os músculos.

Esta estrutura tem uma certa “vida útil” e o prolongamento desta “validade” vai depender do cuidado que temos com a coluna ao longo da vida. Cuidados esses que passam pelo fortalecimento e alongamento desta região, além da adoção de hábitos posturais saudáveis.

O assunto da coluna de hoje é uma das maiores causas de afastamento do trabalho, com aproximadamente 2 milhões de casos registrados anualmente no Brasil: a hérnia de disco.

Cada osso da coluna é chamado de vértebra, entre cada vértebra há um anel fibroso chamado de disco intravertebral. Dentro deste disco há uma substância gelatinosa conhecida como núcleo pulposo. A hérnia se dá quando este núcleo sai, podendo atingir até a medula, que fica justamente atrás de toda a coluna vertebral.

Daí surgem os sintomas, como dor, formigamento, fraqueza, dormência e irradiação para algum membro. Os locais mais comuns desta hérnia são entre L4 e L5, e entre L5 e S1 (respectivamente, 4ª e 5ª vértebras lombares e 1ª vértebra sacral). A maioria dos casos acomete a população acima de 40 anos.

A principal causa de hérnia de disco é a má postura. Mas também pode ser provocada por outros fatores, como hereditariedade, idade avançada, fumo, sedentarismo, movimentos repetitivos, esforço físico exagerado e etc. Seu tratamento envolve medicação, fisioterapia, reeducação postural, fortalecimento e, em alguns casos, uma intervenção cirúrgica. É recomendado o uso de bolsa térmica para aliviar dores musculares e articulares causadas pela hérnia de disco.

Na hora do treino, alguns cuidados devem ser tomados, como evitar exercícios que exerçam pressão na coluna (agachamento hack e desenvolvimento, por exemplo) e outros exercícios que causem dor. Daí vem a importância do feedback do aluno ao professor ou personal trainer. Além disso, é recomendado fortalecer os músculos responsáveis pela estabilização do tronco (abdominais, lombares, paravertebrais) e toda a musculatura do assoalho pélvico (quadríceps, glúteos, isquiotibiais e etc).

A musculação e o Pilates podem atuar em conjunto para proporcionar um fortalecimento global e integrado. Procure orientação profissional e fique a vontade para entrar em contato, caso tenha mais alguma dúvida.

E-MAIL: [email protected]
CANAL: www.youtube.com/DeividCostaProf
FAN PAGE: www.facebook.com/deividcostapersonal
INSTAGRAM: www.instagram.com/deividgcosta
TWITTER: www.twitter.com/profdeivid

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes