HDMI 2.1: tecnologia traz ainda mais qualidade e resolução 10K

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de novembro de 2017 às 18:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Recursos impressionantes serão alcançados com o novo equipamento, que só chega, e aos poucos, em 2018

Quem gosta de games, assistir a filmes e vídeos mal podia esperar pelo lançamento do HDMI 2.1, lançado na CES (Consumer Technology Association) em Las Vegas há alguns meses. A expectativa deu lugar a uma grata surpresa: a nova tecnologia é ainda muito melhor do que se podia esperar.

O padrão HDMI 2.1 oferece suporte para resoluções maiores, novos recursos HDR e taxas de atualização variáveis para tornar ainda melhor os jogos no pc, entre outras funcionalidades de altíssima qualidade.

O HDMI 2.1 entrega uma largura de banda muito maior do que o seu antecessor HDMI 2.0 – 48GB/s contra 18Gb/s da tecnologia atual. Isso permite que o HDMI 2.1 alcance resoluções e taxas de refresh (número de vezesque um ecrã renova a imagem na tela) muito maiores.

A nova especificação suporta resoluções em 8K e até 10K, mas elas são melhores se pensadas como provas futuras ou direcionadas para aplicações comerciais. Os gamers modernos vão gostar do suporte de display 4K/120Hz. Os monitores 4K atuais são limitados a 60Hz e placas como a GeForce GTX 1080 Ti e a Titan XP já conseguem superar isso em jogos mais novos. Mas os monitores com 120Hz devem chegar na forma dos gloriosos displays G-Sync HDR, da Asus e da Acer, e na próxima geração de placas da Nvidia provavelmente terão o poderio necessário para telas tão exigentes.

Os vídeos também recebem um “gás”, principalmente por conta do HDR dinâmico, que permite que um vídeo envie metadados de grande alcance dinâmico para a sua televisão HDR em uma base de cena por cena ou até mesmo frame por frame, em vez de simplesmente no início de um vídeo. Isso cria uma imagem mais vibrante e ajustada.

Vale notar que será preciso ter um novo cabo HDMI 2.1 com maior largura de banda para suporte os novos recursos, mas fique tranquilo, já que esses cabos também terão retro compatibilidade com as implementações HDMI atuais. 

A nova tecnologia, porém, não vai chegar tão cedo ao consmidor.O HDMI Forum afirma que o HDMI 2.1 Compliance Test Especification, basicamente as especificações para testes com o novo padrão, será publicado em diferentes fases entre o primeiro e o terceiro trimestres de 2018.


+ Tecnologia