Guia da Secretaria ensina boas práticas agrícolas a pequenos produtores

Material traz informações sobre como tornar mais sustentável a produção

Postado em: em Agronegócios

"Boas Práticas Agropecuárias - Um guia para pequenos e médios produtores do Estado de São Paulo” é uma publicação com nome autoexplicativo que pode ser baixada gratuitamente clicando no link abaixo.

Clique aqui e baixe grátis

São orientações com ênfase no gerenciamento dos recursos materiais, humanos e financeiros, levando a uma diminuição dos riscos.

A iniciativa é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap).

O material traz informações sobre como tornar mais sustentável a produção de banana, café, citros, maracujá, olerícolas, pupunha, mel, búfalos, caprinos, ovinos, flores, leite, peixe, aves e seringueira, além de orientações sobre reflorestamento e empreendedorismo rural.

São pelo menos 10 os ganhos das propriedades com boas práticas:

Produtos sadios e de qualidade

Trabalhadores saudáveis

Sustentabilidade e acesso a novos mercados

Animais bem cuidados e saudáveis

Propriedade limpa, banheiros e depósitos funcionais

Controle da produção, conhecimento das contas

Melhores preços graças ao valor agregado

Menores custos graças ao uso racional dos insumos

Maior produtividade Perda da produção

Menor impacto na natureza

De acordo com a publicação, implantar boas práticas agrícolas exige esforço e perseverança no projeto. Todas as práticas citadas na apostila podem ser adotadas pelos produtores, embora algumas apresentem maior complexidade ou a necessidade de alterações na propriedade.

O secretário Arnaldo Jardim destaca que “unir produção no campo e respeito ambiental é uma das principais orientações do governador Geraldo Alckmin para a Secretaria de Agricultura. 

Publicações como esta da Cati são ferramentas importantes no aumento de produtividade e agregação de valor”.


Artigos Relacionados