Guardar as ‘sobras’? Oito alimentos que jamais devem ser reaquecidos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de dezembro de 2019 às 23:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Reaproveitar alimentos que sobraram do almoço ou jantar é uma ótima forma de evitar o desperdício

​Você costuma aquecer os alimentos que sobraram do jantar ou do almoço? Sim, trata-se de uma ótima forma de evitar o desperdício. Porém, há alimentos que, quando aquecidos uma segunda vez podem ser prejudiciais e perigosos para a saúde e bem-estar. 

O jornal britânico Mirror divulgou uma lista de oito alimentos que jamais devem ser colocados novamente no microondas, forno ou fogão: 

Salsão

O nitrato deste vegetal pode tornar a sua sopa tóxica caso seja aquecido pela segunda vez.

Ovos

Geralmente é seguro reaquecer ovos, desde que estes não tenham estado previamente armazenados em ambientes quentes. 

Espinafre

Tal como no caso do aipo, os nitratos que fazem tão bem à saúde não ‘gostam’ de ser aquecidos mais do que uma vez e podem até gerar propriedades cancerígenas.

Cogumelos

O ideal é comê-los assim que termine de prepará-los. Seguir este conselho pode proteger o seu estômago dos efeitos da deterioração das proteínas.

Batatas

Cuidado com este alimento básico. Deixá-las esfriar à temperatura ambiente e depois colocá-las na geladeira pode causar botulismo quando voltar a aquecer. 

Frango

Aquecer frango pela segunda vez pode causar problemas de estômago. Certifique-se de que o interior do alimento está bem quente antes de o comer.

Beterraba

Como é rica em nitratos, quando aquecida pode ocasionar dores de estômago.

Arroz

O arroz é um dos alimentos mais comuns no que diz respeito às ‘sobras’. Entretanto, pode ser o responsável por uma intoxiacação alimentar grave. 

O problema não está em aquecê-lo, mas na forma como é armazenado e no tempo que passa à temperatura ambiente. O arroz cru pode conter micro-organismos que conseguem sobreviver ao aquecimento. 

Ao deixar o arroz fora da geladeira por muito tempo, esses micro-organismos multiplicam-se e podem causar intoxicações alimentares que resultam em vômitos e diarréia.


+ Nutrição