Guaíra recebe prêmio estadual por qualidade em estatísticas vitais

  • Entre linhas
  • Publicado em 3 de agosto de 2018 às 18:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Secretaria Municipal de Saúde atingiu todos os critérios e metas estabelecidas na Premiação 2018

O registro correto das estatísticas vitais (nascimentos e óbitos) pelas cidades brasileiras ajuda a definir as políticas públicas no setor de Saúde.  Guaíra tem ajudado neste trabalho de levantamento de dados e foi um dos 130 municípios paulistas premiados na última terça-feira  (31) pelo Governo do Estado de São Paulo

A Secretaria Municipal de Saúde atingiu todos os critérios e metas estabelecidas na Premiação SIM e SINASC de 2018, da Secretaria de Estado da Saúde, entre eles estão a pontualidade e o preenchimento adequado na alimentação das informações. O prêmio estabelece ao Município o certificado de Qualidade do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC).

Os bancos SIM/SINASC são sistemas informatizados do Ministério da Saúde que descentralizam aos municípios o processo de coleta, processamento e consolidação de dados quantitativos e qualitativos dos óbitos e nascimentos em todo território nacional. Os documentos básicos que alimentam o SIM e o SINASC são, respectivamente, as declarações de óbito e de nascido vivo.

“Esta ferramenta de gestão ajuda na formulação de indicadores e das tomadas de decisão em diversas áreas da Saúde. A equipe guairense tem feito um importante trabalho e contribuído assim para o aprimoramento dos serviços e políticas públicas no nosso Estado e País”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Jorge Uatanabe do Prado .


+ Cidades