Guaíra amplia prazo para detentores indicarem posse de sepulturas abandonadas

  • Entre linhas
  • Publicado em 4 de agosto de 2017 às 18:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Problema de falta de espaço no cemitério é crônico e vem atravessando as administrações

O levantamento dos sepulcros abandonados no Cemitério Municipal Otávio Reis da Costa iniciou em março deste ano, com a publicação de Decreto nº4856 no Diário Oficial Eletrônico do Município de Guaíra, do dia 14 de março de 2017, cujo texto regulamentava a Lei nº 2788 do mesmo mês, preconizando o estudo dos túmulos em situação de abandono.

Com uma sondagem minuciosa a administração do campo santo elencou várias sepulturas sem registros e com características de abandono, que serão identificados com uma placa como os dizeres:Área a Ser Reintegrada pelo Município. Depois da marcação das covas os prováveis detentores das glebas terão mais um mês de prazo para procurar o escritório do Cemitério e comprovar a posse.

A sondagem está marcando os túmulos sem identificação por nome, família ou número de referência. Um verdadeiro recadastramento das tumbas.

Importante destacar que na reintegração, a Prefeitura está dando toda publicidade e transparência, e, prazo para que as prováveis famílias apresentem documentação de propriedade das sepultura, após esse processo, caso não haja reclamantes,os terrenos retornarão para a Prefeitura e serão reaproveitados para a construção de novos jazigos.

O problema de falta de espaço no cemitério é crônico e vem atravessando as administrações (veja quadros).

Em seis meses, de janeiro a junho deste ano ocorreram 142 óbitos em Guaíra, no entanto somente 27 jazigos foram vendidos no mesmo período.

Os demais enterramentos ocorreram em mausoléus que as famílias já possuíam. Se não fosse assim todo espaço da necrópole de Guaíra já teria sido consumido.

A Prefeitura também busca ampliar a área do Cemitério Otávio Reis da Costa. O projeto é mudar o muro ampliando a área da Rua 10 – local esse que dá acesso ao Anel Viário Júlio Robim próximo ao Distrito Industrial do Bairro Vivendas do Bom Jardim, mas será necessária desapropriação da área territorial, no entanto o Poder Público já iniciou negociação com o proprietário.

Sepultamentos

Janeiro a Junho de 2017

Mês

Total

Janeiro

24

Fevereiro

22

Março

26

Abril

22

Maio

23

Junho

25

Total      142

Sepulturas abertas e vendidas Janeiro a Junho 2017

Abertura de Sepulturas Total

                  118

Carneiras Vendidas

                   25

Jazigos de 4 gavetas vendidas

                    2


+ Cidades