Gruta com pinturas que podem ser pré-históricas é achada em Pedregulho

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de setembro de 2018 às 06:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Desenhos de animais e pessoas serão estudados por pesquisadores da Unesp

Quarta geração no campo, o fazendeiro Alcimar de Andrade conta que desde criança gostava de explorar todos os cantos da fazenda da família em Pedregulho. 

Na juventude, se aventurava pelas grutas que existem ali, mas nunca imaginou que pudessem ser tão valiosas.

Durante uma trilha com os irmãos, há cerca de 10 anos, Alcimar percebeu que as marcas cravadas nas rochas, que já estava habituado a ver, não eram apenas fenômenos naturais, mas poderiam seriam inscrições pré-históricas.

A família retirou a gruta da área de visitação. Uma espécie de segrego, como forma de proteção do patrimônio. 

Agora, pesquisadores tentam descobrir se os traços simétricos e os pequenos desenhos feitos nas paredes da caverna realmente guardam parte da história dos brasileiros.

“A gente sempre andou por esse local, sempre viu isso, mas achava normal, natural. Algumas pessoas que tiveram aqui, alguns professores, que tem um pouco mais de conhecimento, disseram que isso foi feito com sangue e com o tempo criou-se um fungo”, afirma.

Pinturas encontradas nas paredes da caverna em Pedregulho, SP — Foto: Carlos Trinca/EPTV

Marcas encontradas em caverna dentro de fazenda em Pedregulho, SP — Foto: Carlos Trinca/EPTV

Alcimar conta que uma urna mortuária, com ossos e dentes humanos, já foi encontrada na região de Pedregulho. Por isso, o fazendeiro diz acreditar que as inscrições nas pedras sejam milenares, as chamadas “pinturas rupestres”.

“A gente encontrou uma pedra que parece uma ferramenta. Até se procurar, tem mais desse tipo. Outra pedra, tem o formato de um prato. Tudo estava na gruta, intacto. A gente não sabe o que tem por baixo dessas rochas”, diz.

A área segue isolada e está sendo analisada por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também foram comunicados.

Pesquisadores investigam desenhos em gruta em Pedregulho, SP — Foto: Carlos Trinca/EPTV

Desenhos que parecem ser animais foram achados em gruta em Pedregulho, SP — Foto: Carlos Trinca/EPTV

“Costumo dizer para os meus amigos, que a gente vira manchete na região com coisas negativas. Quero que isso vire um patrimônio histórico, que enriqueça nossa literatura, que seja benéfico para as pessoas, buscando o passado para levarmos ao futuro”, afirma Alcimar.

O guia turístico Ernani Baraldi supõe que as inscrições foram feitas por homens pré-colombianos, há cerca de 3 mil anos, e retratam a rotina daquele povo. Por isso, os desenhos são semelhantes a animais e pessoas com os braços levantados.

“A gente tem um achado magnífico. Com toda essa tristeza que a gente está vivenciando com a queima de arquivos no Museu Nacional, encontrar pinturas rupestres é fantástico. Isso é uma coisa que vai ficar para gerações”, diz.

Caverna dentro de fazenda em Pedregulho, SP, está foram da área de visitação — Foto: Carlos Trinca/EPTV

Urna mortuária com ossos humanos foi encontrada na região de Pedregulho, SP — Foto: Carlos Trinca/EPTV

Clique aqui e assista ao vídeo da reportagem, EPTV


+ Cultura