Grupo Quarentena apresenta neste domingo, 09, espetáculo sobre o luto

  • Entre linhas
  • Publicado em 7 de abril de 2017 às 15:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“[ensaio sobre o luto] ou as imagens da ausência” será encenada no Teatro Judas Iscariotes a partir das 19h

Acontece neste domingo, 09 de abril, às 19h, no Teatro Judas Iscariotes, em Franca, o espetáculo “[ensaio sobre o luto] ou as imagens da ausência”, um experimento teatral do Grupo QUARENTENA, livremente inspirado nos livros: “Diário de Luto” (Roland Barthes), “O brilho do Bronze” (Boris Fausto), “Morreste-me” (José Luiz Peixoto) e “Até breve, José” (Camila Goytacaz). A obra é embasada, também, na pesquisa de Rafael Bougleux, que investiga as relações entre o teatro e a imagem. “[ensaio sobre o luto] ou as imagens da ausência” não se trata de uma peça sobre a morte. O protagonismo deste trabalho está no sujeito que fica naquele que sofre a ação do luto.

Em cena, seis atores apresentam uma síntese sobre o longo caminho da “ausência”, do “nunca mais”, do “para sempre” sem aqueles que amamos. O luto é uma experiência inevitável a todo ser que vive. Essa experiência, que não possui respostas e se da pelo caos do sobrevivente, será retratada de forma imagética e fragmentada, visando construir diante do público os desdobramentos da “ausência”, intrínseca ao “eu” enlutado. Este “eu” não será recriado numa tentativa dramática e frustrante de copiá-lo, mas será criado pelo próprio movimento de sua apresentação em cena.

A interpretação desta obra é única, individual, se dará por meio de sutilezas poéticas e da troca imagética entre aqueles que assistem e aqueles que se apresentam.

A peça faz parte do lançamento do Projeto “Domingueiras Culturais”, no Teatro Judas Iscariotes. A intenção deste projeto, é reunir e multiplicar com os movimentos de Franca, arte e cultura em um só espaço, sendo realizados nos segundos domingos de cada mês.
O valor do ingresso é simbólico: R$ 5 + um quilo de alimento não perecível.
Os pontos de vendas são: Confraria Cult, Sebo Almanaque, Secretaria do Teatro Judas Iscariotes, Secretaria do Instituto Arte e Vida e com o Grupo de Teatro e Pesquisa QUARENTENA.


+ Cultura