Greve dos professores atinge mais de 100 escolas estaduais do Sul de Minas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de março de 2017 às 19:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Protesto por salário e contra reforma da previdência já dura 1 semana e atinge Passos e Paraíso

​Pelo menos 71 escolas da rede estadual de ensino permanecem sem aulas nesta quarta-feira (22) no Sul de Minas devido a uma greve iniciada por professores no dia 15 de março. 

Outras 74 estão parcialmente paradas. A paralisação, segundo o sindicato da categoria, o Sindute, é um protesto pelo cumprimento do piso salarial dos professores em Minas Gerais e contra a reforma da previdência, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) feita pelo Governo Federal que prevê mudanças na aposentadoria. 

Na região de Passos (100 km de Franca), das 52 escolas em 16 municípios, oito estão paralisadas e em 23 a greve é parcial.

Ainda conforme dados da superintendência de ensino, mais de 50 mil estudantes estão fora das salas de aula devido à greve. 

O órgão não informou quantos professores integram o movimento grevista, mas apenas nas regionais de Pouso Alegre, Caxambu e São Sebastião do Paraíso, estimava-se que 1.909 haviam aderido ao protesto até esta terça-feira (21).

O sindicato dos professores informou que a greve segue até o dia 28 de março, quando está prevista a votação em primeiro turno, na Câmara dos Deputados, da PEC da previdência. 

Nesta terça-feira, dia 28, uma nova assembleia da categoria deve ser realizada em Belo Horizonte (MG) para definir os rumos da greve e o resultado de negociações com o Governo de Minas em torno do pagamento do piso salarial.


+ Educação