Delegada Graciela é eleita presidente da Comissão dos Direitos das Mulheres

  • Entre linhas
  • Publicado em 10 de abril de 2019 às 18:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Eleita por unanimidade, deputada fará história ao presidir 1ª formação da comissão na Assembleia Legislativa

Delegada Graciela Ambrósio com as deputadas Leci Brandão e Márcia Lia (Foto: Reprodução)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) começou a definir nesta quarta-feira, 10 de abril, as comissões permanentes para o primeiro biênio da atual legislatura. Uma delas é a recém-criada Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, que escolheu sua primeira formação.

A deputada estadual Delegada Graciela (PR) foi eleita presidente por unanimidade, contando com os 11 votos das deputadas integrantes da comissão, que terá a missão de discutir, debater e propor projetos relacionados à proteção feminina e aos direitos das mulheres. Delegada Graciela terá como vice-presidente a deputada Márcia Lia (PT).

A eleição por unanimidade demonstrou a confiança das demais parlamentares no histórico da deputada de Franca e região, que é delegada de defesa da mulher há 29 anos, pois uniu os votos de todas as siglas presentes na comissão: PT, PSL, PRB, REDE, PC do B, PSDB, PRB, PSOL e PHS.

Delegada Graciela, após a eleição, ouviu atentamente as ponderações de todas as deputadas e afirmou que fará um mandato aberto a sugestões e que o foco principal será a conquista de mais direitos para as mulheres e garantia dos direitos já existentes.

“Agradeço a confiança das colegas deputadas por me escolherem como presidente. Nos meus 29 anos como delegada de polícia participei de momentos históricos na luta dos direitos das mulheres, como a criação das DDMs – Delegacias de Defesa da Mulher -, da Lei Maria da Penha e, agora, da instalação da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. É uma honra para mim, ainda mais em companhia de tantas mulheres dedicadas como as deputadas que compõem a comissão”, disse Delegada Graciela.

A primeira reunião da comissão será realizada em duas semanas e os encontros ocorrerão todas as quartas-feiras. Até o momento, dois projetos de lei estão na pauta, mas outros poderão ser protocolados na Casa de Leis.

Funções da comissão

A Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres deve se manifestar sobre sugestões legislativas apresentadas por associações, coletivos feministas e órgãos de classe, sindicatos e entidades organizadas da sociedade civil, além de colaborar com entidades governamentais e não governamentais que atuem na defesa dos direitos da mulher.

Também cabe à comissão fiscalizar e acompanhar programas governamentais e políticas públicas relativas à proteção dos direitos da mulher e combate à violência de gênero e debater proposições relativas aos interesses, empoderamento e autonomia das mulheres.

A comissão também tem poder de convidar/convocar autoridades como secretários de Estado para tratar de assuntos relativos à defesa dos direitos das mulheres e convocar também audiências públicas concernentes ao tema.


+ Política