Graças às suas propriedades, chocolate beneficia pele e cabelos

  • Entre linhas
  • Publicado em 20 de outubro de 2016 às 19:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cacau possui flavonoides, antioxidantes que têm ação antienvelhecimento, anti-inflamatória

Com várias propriedades, cacau proporciona inúmeros benefícios à saúde e beleza da pele e dos cabelos

Responsável por quilos extras e espinhas indesejadas, o chocolate sempre foi visto como vilão das dietas e da pele bonita. De fato, por ser um alimento gorduroso, calórico e, muitas vezes, cheio de açúcar, deliciar-se com muito chocolate pode resultar em catástrofes quando o assunto é estética. Mas, com sabedoria, é possível transformar esse vilão em mocinho. E a própria indústria da beleza comprova isto, já que não é segredo que o chocolate é um dos ingredientes mais utilizados por ela. E isso não é em vão, uma vez que foi comprovado que esse alimento tem uma grande quantidade de elementos que beneficiam a saúde tanto por dentro quanto por fora. “O chocolate é rico em vitaminas A, E e C, e minerais como o ferro; possui substâncias antioxidantes e ácido oleico – uma gordura que faz bem à saúde, hidrata e previne o estresse e o envelhecimento da pele e dos cabelos”, explica a farmacêutica especialista em cosmética, Ana Flávia Dutra.

Por ser antioxidante e estimular a renovação celular, ele é indicado nos processos de rejuvenescimento e também – pasmem! – na redução de celulite, já que possui substâncias como cafeína e teobromina, usadas em tratamentos estéticos no combate aos indesejáveis furinhos. E para os cabelos, como o chocolate é rico em nutrientes – a tal da gordura boa -, ajuda a restaurar, nutrir e hidratar as fibras capilares. “O chocolate é rico em flavonoides, que combatem os radicais livres e, além de auxiliar na proteção da pele contra os raios UV, retardam o envelhecimento cutâneo”, destaca Ana Flávia, sugerindo o consumo de um a quatro quadradinhos por dia para que isso ocorra. “Se for aplicado de forma tópica – sobre a pele ou cabelos -, o chocolate tem um alto poder de hidratação e pode melhorar a resistência dos fios e a textura da pele”, diz a farmacêutica, que completa: “o chocolate pode ser usado em cremes, máscaras e banhos terapêuticos, proporcionando sensação de bem-estar e devolvendo à pele sua luminosidade e maciez”.

A escolha certa

Mas para começar é preciso escolher o chocolate certo. Quanto mais cacau o chocolate tiver, melhor. Isso porque as melhores qualidades do chocolate vêm dessa fruta. “O cacau tem flavonoides, que são antioxidantes. Estes inibem a morte celular, por isso têm ação antienvelhecimento, anti-inflamatória e colaboram no viço da pele”, reforça a farmacêutica, lembrando ser preciso fugir do chocolate ao leite e do branco, que são ricos em açúcar e gordura. “O açúcar combina com proteínas do colágeno, aumentando o envelhecimento celular. Por isso, hoje existem produtos antienvelhecimento que têm efeito antiglicação, mas o mais prudente é diminuir o consumo de açúcar”, orienta. Além dos antioxidantes, o chocolate rico em cacau – com mais de 60% da fruta – também tem nutrientes importantes para a beleza da pele, unhas e cabelos, como as vitaminas A, do complexo B e D, ferro e cálcio. Outra característica positiva dos chocolates amargos é o triptofano, o aminoácido do prazer, que libera serotonina no organismo. “É por isso que depois de comer chocolate temos uma sensação de bem-estar”, esclarece Ana Flávia. Estes já são motivos suficientes para investir, não é?