Governo vai pegar de volta auxílio emergencial que não for sacado em três meses

  • Entre linhas
  • Publicado em 9 de abril de 2020 às 23:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A informação está no decreto 10.316, assinado na última terça, 07, pelo presidente Jair Bolsonaro

Cada parcela de R$ 600 do auxílio emergencial paga a trabalhadores informais durante a crise gerada pelo coronavírus estará disponível apenas por 90 dias depois que cair na conta do beneficiário. 

Ou seja, o governo vai pegar de volta os valores que não forem usados, transferidos ou sacados dentro desse prazo.

A informação está no decreto 10.316, assinado na última terça-feira, 07, pelo presidente Jair Bolsonaro, para regulamentar o pagamento.

Significa que a primeira parcela, que começou a ser paga nesta quinta-feira, 09, só poderá ser movimentada pelo titular da conta até julho. A última parte, que será creditada em junho, perde a validade em setembro. 

Depois disso, o dinheiro parado volta para os cofres do governo. O decreto diz que “o período de validade da parcela do auxílio emergencial será de noventa dias, contado a partir da disponibilidade da parcela do auxílio, segundo o calendário de pagamentos”.      

*Correio Braziliense  

Continua depois da publicidade

O “sequestro” do dinheiro é criticado pela Rede Brasileira de Renda Básica, grupo de organizações da sociedade civil que propõe a ampliação do pagamento do benefício. “Esse recurso deveria ficar disponível pelo tempo que for necessário. Isso prejudica, por exemplo, pessoas que perderem o cartão, têm problemas para usar a conta digital ou ficam longe dos locais onde podem sacar o beneficio”, diz Leandro Ferreira, presidente do grupo.


+ Economia