Governador de SP reafirma acordo com caminhoneiros e prossegue conversas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de maio de 2018 às 06:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Governo Federal pede mais prazo para discutir os pleitos dos caminhoneiros em greve

Após nova rodada de discussões, neste domingo (27), entre o governador Márcio França, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, secretários de Estado e representantes dos profissionais de transporte de cargas e combustíveis, ficou acordado que o Governo de São Paulo manterá as propostas pactuadas com o caminhoneiros e se coloca como interlocutor entre os trabalhadores e o Governo Federal, que promete uma nova resposta aos grevistas até a próxima quinta-feira (31). 

Entre as demandas estudadas pela equipe econômica federal, a isenção da cobrança do eixo suspenso para todo o País; garantia de que a redução de 10% no preço do diesel chegue às bombas nos postos de combustível e 60 dias sem reajuste no preço do diesel. 

De acordo com o ministro Carlos Marun, as demandas que tratam da isenção de pedágio para o eixo suspenso em todo o Brasil e o desconto de R$ 0,46 no litro do diesel na bomba, estão bem encaminhadas. Apenas o prazo de 60 dias para um novo reajuste ainda não foi aprovado, a proposta do Planalto é que a correção no preço seja feita mensalmente.

“Os caminhoneiros estão cumprindo o acordo, desmobilizando (as interdições). O Governo Federal também está tentando fazer sua parte, mas ainda não consegue atender a todas as demandas. Então, vamos intermediar outro prazo para a desmobilização do movimento para a zero hora de quinta-feira”, explicou o governador.

Na tarde de sábado, o governador Márcio França já havia anunciado medidas importantes para a categoria. Tais como a suspensão da cobrança de tarifa do eixo suspenso em todas as praças de pedágio paulistas, a partir da zero hora da próxima quinta-feira (31), conforme novo acordo; a anulação das multas aplicadas aos caminhoneiros em razão das manifestações; a fiscalização – por meio do Procon/SP e dos órgãos policiais – da aplicação nas bombas do desconto no preço final do combustível, conforme fixado pelo Governo Federal; a participação de mais um representante do setor (profissionais autônomos) na Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e, por fim, a criação de um Grupo de Trabalho com o objetivo de fixar um preço diferenciado na cobrança do IPVA/2019 para profissionais autônomos do setor. “Não há retrocesso. O que foi pactuado com o Governo de São Paulo está mantido”, concluiu Márcio França.


+ Economia