Golpe promete foto de amiga pelada, engana os usuários e instala vírus

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de março de 2020 às 13:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Malware usa nudes de amigos como isca para infectar PCs e roubar dados; pode invadir até 60 programas

​Golpistas têm usado conteúdos sexuais como isca para obter acesso dados pessoais de usuários. 

O truque é, na verdade, o malware Raccoon Stealer, que ajuda hackers a invadirem a área de trabalho da vítima para roubar credenciais, informações de cartões de crédito, carteiras virtuais de criptomoedas e mais. 

Embora se assemelhe a outros golpes, a prática se diferencia pela forma como o usuário é atraído: um e-mail promete a exposição de nudes da namorada de algum amigo. 

Ao clicar na imagem, que aparece borrada, a pessoa permite que o malware em questão invada seu computador, conforme revelado pela IBM X-Force Threat Intelligence, na última segunda-feira (9).

Os e-mails enviados para atrair a vítima têm assuntos diferentes, como “Informação confidencial do seu amigo foi roubada”, “A conta do seu colega está comprometida” e “Temos acesso à conta do seu amigo”. 

No texto, os golpistas se identificam como “equipe hacker Caveira Vermelha” e pedem U$ 500 (aproximadamente R$ 2.360, na cotação atual da moeda americana) pelos supostos nudes.

“Caso nos ignore, garantimos que iremos enviar as fotos a todos os seus contatos”, aparece na mensagem. Em alguns casos, no corpo do e-mail consta “Como ele não pagou, e como você estava em sua lista de contatos, este e-mail chegou a você”.

Para se prevenir, é importante desconfiar de e-mails contendo conteúdo malicioso e de origem suspeita. 

Além disso, não siga os passos descritos no corpo da mensagem e pesquise o conteúdo do texto para possíveis relatos de outros usuários.

(Fonte: Bleepingcomputer)


+ Tecnologia