Golpe do emprego pelo Whatsapp está fazendo vítimas por todo o Estado

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de junho de 2017 às 21:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Francanos também já receberam falso comunicado, que promete emprego mas é na verdade um vírus

​Mais um golpe utilizando mensagens via WhatApp está fazendo vítimas não só em Franca, mas em diversas cidades do Estado de São Paulo. Desta vez, ele envolve falsa oferta de empregos, em redes de hipermercados, com salários de R$1,5 mil e início imediato. 

Quando o usuário clica no link, acaba direcionado a sites maliciosos, que podem roubar dados e senhas, além de fazer transações sem autorização. O alerta é da PSafe, empresa de segurança mobile. O número estimado de vítima é de 200 mil em apenas 24 horas.

O número de acessos desse golpe não para de crescer, com média de 10 mil cliques por hora, devido à rápida disseminação via WhatsApp. Ao acessar o endereço para checar as vagas disponíveis, é solicitado que o usuário responda a três perguntas para poder se candidatar.

Mas, independentemente das respostas fornecidas, a vítima é encaminhada para uma nova página na qual alega que, para poder agendar a suposta entrevista de emprego, ela deve compartilhar a oportunidade com 15 amigos via WhatsApp, para que possam “preencher o mais rápido possível as vagas”.

Após o compartilhamento com os contatos, o usuário é encaminhado para se cadastrar em serviços de SMS pago – que efetuam cobranças indevidas – ou baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro. 

 Para evitar esse tipo de golpe, recomenda-se aos usuários consultarem sempre as páginas oficiais das empresas para verificarem as informações.


+ Cotidiano