Francanos Gilmar Dominici e Juliana Pereira sobrevivem ao “facão” de Dilma Roussef

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de novembro de 2015 às 09:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dois petistas continuam no 2º escalão do governo de Dilma Roussef, apesar dos recentes cortes

Os francanos Gilmar Dominici, ex-prefeito de Franca no período de 1997 a 2004 e a ex-coordenadora do Procon, Juliana Pereira, hoje estão em situação, digamos, bem melhor, e ainda conseguiram resistir aos cortes feitos recentemente pela Presidente Dilma Roussef, principalmente no segundo escalão de governo.  

Dominici e Pereira tiveram a sorte de escapar dos cortes que terminaram na extinção de oito ministérios; de 3 mil cargos comissionados e a eliminação de 30 secretarias ligadas a ministérios.

E foi justamente no corte de secretarias ligadas a ministério que os dois francanos sobreviveram: Gilmar é Sub-chefe da Secretaria de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, que passou à Secretaria de Governo. Juliana é secretária do Conselho Nacional de do Consumidor – Senacon – do Ministério da Justiça, que não sofreu mudanças.

O principal objetivo da reforma foi o de assegurar a governabilidade, com a formação de uma nova base de apoio partidário no Congresso, a fim de o governo obter maioria parlamentar, evitar as derrotas que vinha sofrendo e conseguir a aprovação das matérias de seu interesse na Câmara e no Senado.

O ex-prefeito Gilmar Dominici com a Presidente Dilma Roussef (Foto Arquivo)

Gilmar Dominici, 57 anos, ingressou na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República em 2007, onde atuou como assessor especial até 2014, quando foi promovido à subchefe de assuntos federativos.

Antes disso, foi vereador (1989 a 1996) e duas vezes prefeito do município paulista de Franca (1997 a 2004). Em 2003, acumulou a função de prefeito e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios, onde esteve até 2006.

A ex-coordenadora do Procon/Franca, advogada Juliana Pereira

Juliana Pereira é  Secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. Foi Coordenadora do Procon de Franca justamente no Governo de Gilmar Dominici.  

No Ministério da Justiça desde setembro de 2003, foi Assessora Especial da Secretaria de Direito Econômico, Coordenadora Geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), Diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) de novembro de 2010 a junho de 2012. Atualmente ocupa o cargo de Secretária Nacional do Consumidor.


+ Política