Gengibre, cravo e canela

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 13 de dezembro de 2017 às 18:06
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Neste Natal estou gostando de estudar sobre as lendas pagãs ao redor do mundo que giram em torno dessa festividade tão amada por tantas pessoas. Dessa vez uma ação de marketing em São Paulo e inspirou a buscar mais sobre o famoso biscoito de gengibre. Eles nasceram na Rússia por volta do século IX, eles eram chamados de ‘pryaniki’, eram feitos com farinha, mel e suco de frutas, sendo que o mel era colocado em quantidades exageradas transformando a mistura em quase um bolo (daí o surgimento do tão querido pão de mel). Os ‘pryanikis’ eram feito em formato de animais para enfeitar as árvores de natal, eram feitos para os ricos e os pobres, como presentes, para casamentos, festas, e também para pessoas doentes com o objetivo de cura (neste caso assado em formato de anjos).

Anos mais tarde, o gengibre que não era uma especiaria facilmente encontrada na idade média, mas depois das Cruzadas e o contato dos europeus com o Oriente, várias dessas especiarias começaram a se tornar parte do uso, claro que inicialmente do clero, e as primeiras descobertas com esses novos produtos acontecia dentro dos mosteiros. E foi nesses locais que religiosos foram estudando a receita dos ‘pryanikis’ e do Lebkuchen (pão tradicional de gengibre) e criaram os biscoitos com gengibre adicionando várias especiarias para celebrar as festas do inverno, baseando-se em tradições Européias Pré-Católicas.

Já durante o reinado da Rainha Elizabeth I, da Inglaterra, em uma festa de Natal, resolveu fazer os biscoitos de gengibre com a cara dos convidados. Desde então essa tradição costuma aparecer nas festividades natalinas na Europa e América do Norte.

A primeira impressão feita sobre a história do ‘Gingerbread Man’ foi em maio de 1875. A fábula conta que uma velha senhora estava a assar um grande biscoito de gengibre em formato de boneco e quando abriu o forno, o biscoito pulou da forma e saiu correndo pela janela. A senhora e o marido começaram a correr atrás dele, pois estavam com muita fome, mas ele conseguiu escapar, enquanto gritava “Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!

Enquanto corria, o homem de biscoito de gengibre encontrou um porco que disse: “Pare! Pare! Eu quero comer você!” E então ele respondeu: “Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”

Mais à frente, ele encontrou uma vaca faminta, que também queria comê-lo. E ele repetiu: “Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”

E todos corriam atrás do homem de biscoito de gengibre: a velhinha, o marido da velhinha, o porco e a vaca, mas ninguém conseguia alcançá-lo.

E então um cavalo também o viu e disse: “Pare homenzinho! Eu quero comê-lo!” E o homem de biscoito de gengibre falou mais uma vez: “Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”

Então o cavalo também começou a correr atrás dele. O pior é que o homem de biscoito de gengibre percebeu que estava correndo em direção ao rio. Ele pensou: “Oh, não! O rio! Agora eles vão conseguir me pegar! Como eu vou conseguir atravessar o rio?”

Foi nesta hora que uma esperta raposa saiu de trás da árvore e disse: “Eu posso ajudar você a atravessar o rio. Pule no meu rabo e eu nado até o outro lado.”

O homem de biscoito de gengibre, desconfiado, perguntou à raposa: “Mas você não vai querer me comer?” E ela respondeu: “Claro que não! Eu só estou tentando ajudar!” O homem de biscoito de gengibre acreditou na raposa e pulou no seu rabo.

Mas a raposa disse: “Você é muito pesado. Pule nas minhas costas, para eu poder nadar.” E ele pulou.

Quando estava, no meio do rio, a raposa disse: “Você é muito pesado. Pule no meu focinho!” E o homem de biscoito de gengibre pulou no focinho da raposa.

Quando chegaram à outra margem, a raposa jogou o homem de biscoito de gengibre para o alto, com a intenção de agarrá-lo com a boca, para poder matar a sua fome.

Mas o homem de biscoito de gengibre era mais esperto do que a raposa e saiu correndo, dizendo: “Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”

A raposa escorreu na margem do rio, caiu na água e foi levada pela correnteza. E desde esse dia, o homem de biscoito de gengibre corre por aí, sem que ninguém consiga pegá-lo.

E nessa primeira semana de dezembro a marca Bacio de Latte, famosíssima pelo seu gelatto, lançou sem mais novo sabor em parceria com a Otima e a Pilar (empresas de mídia e comunicação), preparando uma ação especial que deixou muita gente com água na boca. Para divulgar o novo sabor do Biscoito de Gengibre, o abrigo do ônibus localizado na Av. Paulista, 2026 liberou no ambiente aroma do novo sorvete feito à base de gengibre, cavo e canela. E assim, me inspirou a contar para vocês um pouquinho sobre essa outra lenda dessa deliciosa época de Natal.

E se essa crônica te deu água na boca, segue a receita do famoso bicoito:

Ingredientes:

– 3 xícaras de farinha de trigo

– 1e meia colher de chá de fermento em pó

– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

– 1 pitada de sal

– 1 colher de sopa de gengibre em pó

– 1 e meia colher de chá de canela em pó

– meia colher de cravo em pó

– 6 colheres de sopa de manteiga sem sal

– ¾ de xícara de açúcar mascavo

– 1 ovo grande

– ½ xícara de melaço

– 2 colheres de chá de baunilha

– 1 colher de chá de raspas de casca de limão

Modo de fazer:

 Em uma tigela pequena, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal, o gengibre, a canela e o cravo até ficarem bem misturados. Em outra tigela bata a manteiga, o açúcar mascavo e o ovo em velocidade média até ficarem bem misturados. Adicione o melaço, a baunilha e as rapas de limão a essa última mistura e continue a bater. Aos poucos acrescente os ingredientes secos até incorporarem bem. Divida a massa ao meio e enrole cada metade em plástico e deixe descansar em temperatura ambientes por pelo menos 2h ou até 8h. Coloque uma porção de massa sobre uma superfície polvilhada com farinha, e nãos e esqueça de polvilhar também a massa e o rolo de macarrão. Abra a massa e corte os biscoitos com cortador em formato de homenzinhos. Asse por 7-10min. Após assados a tradição costuma decorar com glacê.

Ingredientes para o glacê:

– 1 clara de ovo

– açúcar de confeiteiro (o quanto necessário for)

– Corante alimentício (se desejar)

Modo de fazer o glacê:

Coloque a clara num recipiente e bata ligeiramente com um garfo até obter uma leve espuma. Acrescente o açúcar aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme não muito mole. Se desejar colorir, adicione o corante. Enfeite os biscoitos com a ajuda de um palito e/ou saco de confeiteiro.

Boa diversão!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.​


+ zero