Gelo no vinho… pode?

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 30 de novembro de 2017 às 10:15
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pode parecer estranho… errado… mas pode.

Claro que não é aconselhável colocar gelo em um vinho de alta qualidade, onde os aromas e sabores se perderão ou serão prejudicados.

Mas alguns vinhos… apesar de perder em complexidade,ficam bem interessantes com gelo, principalmente se tratando do nosso verão brasileiro.

Apesar de parecer estranho, já fazemos algo parecido, quando bebemos Sangria ou Clericot.

Esta “moda” começou na Europa em 2013 com o lançamento da Champagne Moët Ice Impérial.  E logo influenciou outros produtores, que viram nesta ideia uma ótima oportunidade.

Se isto acontecesse em qualquer outro lugar, provavelmente não passaria de um pecado usando esta bebida tão tradicional, com inúmeras críticas.  Mas foi lançada no lugar certo, onde a tradição não perdeu nada com esta novidade.

Em alguns vinhos produzidos para este fim, o produtor deixa claro no nome , geralmente usando a palavra “Ice”,ou no rótulo.

Em conversas com outros profissionais do vinho, sempre acontecem as discordâncias, quanto a ser uma boa ideia e frases como “onde vamos parar”. Bem, já coloquei acima, deve ser feito com vinhos leves , que vão perder pouco com isto. Tecnicamente falando o gelo atrapalha os aromas e compromete o perlage (borbulhas).

Apesar de ver poucas pessoas colocando gelo no vinho, este é um tabu que vai sendo quebrado aos poucos… no verão do ano passado vi mais adeptos, mas mesmo assim ainda poucas pessoas.

O verão está aí… o que acha de experimentar um vinho gelado com uma leve “diluição”?  Não precisa comparar aos bons vinhos que você conhece… experimente como uma bebida nova, um coquetel.


+ zero