​GAECO cumpre mandados em Franca, Ribeirão e SP e diretor de Franca é afastado

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de agosto de 2018 às 16:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ele é acusado de atender a interesses particulares, forçando subordinados a elaborarem laudos falsos

O Gaeco, grupo do Ministério Público que combate o crime organizado, cumpriu mandados de busca e apreensão em Franca, Ribeirão Preto e São Paulo, em apurações de fraude nas fiscalizações realizadas pela Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.

A ação faz parte da Operação Curupira. Os promotores, com apoio da Polícia Militar, cumpriram três mandados em São Paulo, um em Ribeirão Preto e seis em Franca, segundo o promotor do Gaeco, Rafael Piola. 

Em uma das ações, o Gaeco foi a Ribeirão Preto, onde mora o gerente regional da Cetesb, Evandro Fisher, e informá-lo que a Justiça expediu Medida Cautelar com seu afastamento do cargo. O gerente é suspeito de envolvimento nas supostas fraudes.

Fisher estaria influenciando e fraudando procedimentos de fiscalização, fazendo a associação a pessoas alheias à administração pública para favorecer as mesmas, obrigando os responsáveis pelas vistorias técnicas da Cetesb a elaborarem relatórios enganosos, atendendo aos interesses de terceiros e prejudicando o interesse público.

A Cetesb informou, em nota à imprensa, que “está apurando os fatos e sua extensão, para adotar as medidas necessárias à plena colaboração com o MP e à Justiça”.


+ Política