Furnas notificará aqueles rancheiros que ocuparam área do reservatório

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 31 de julho de 2020 às 00:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Construções irregulares e usos não autorizados das margens dos reservatórios são fatores de risco

Nível da água no reservatório da Usina Mascarenhas de Moraes teve queda de 3 metros nos últimos 28 dias - rancheiros esperam retorno da água aos níveis normais

​Enquanto o nível do reservatório da Usina Mascarenhas de Moraes (rio Grande) reduziu nos últimos 28 dias, equipes de Furnas – Centrais Elétricas – estão percorrendo toda a extensão do reservatório para identificar as construções irregulares.

A proposta de furnas é verificar os rancheiros que invadiram desordenadamente o reservatório. 

Inclusive, as equipes já passaram nas regiões de alguns municípios, como: São João do Glória, Delfinópolis, Cássia, Ibiraci, Pedregulho e devem chegar a Rifaina.

Inclusive, proprietários de ranchos de lugares conhecidos como Garrafão, Itambé, Bela Mansão, Praia Vermelha, já identificar o trabalho de demarcação.

O Jornal da Franca solicitou informações de Furnas sobre essa situação, já que os rancheiros têm a informação de que o nível do reservatória deverá voltar aos poucos a sua normalidade. 

No entanto, atualmente só na área da Usina Mascarenhas de Morais, a queda do nível chegou a 3 metros de 28 centímetros na quinta-feira, dia 30.

ESCLARECIMENTOS

Em nota ao Jornal da Franca a assessoria de Furnas esclareceu que está fazendo a demarcação da cota de desapropriação dos reservatórios das suas usinas nos locais onde existem construções irregulares para futura notificação dos proprietários.

O objetivo é a recuperação da posse das áreas sob concessão de FURNAS e a preservação das Áreas de Proteção Permanente (APPs) onde foram erguidas benfeitorias sem a anuência prévia da empresa nem dos órgãos reguladores.

Furnas ainda informou que construções irregulares e usos não autorizados das margens dos reservatórios são fatores de risco para a segurança das pessoas e para a preservação do próprio reservatório.


+ Cidades