Fundação CASA tem 887 jovens de Franca e região na Olimpíada de Matemática

  • Entre linhas
  • Publicado em 28 de setembro de 2019 às 17:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na região de Ribeirão Preto são 82 adolescentes de 9 centros socioeducativos que fizeram a prova

Um grupo de 887 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em 102 centros da Fundação no Estado de São Paulo obtiveram pontuação suficiente para participar da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (IMPA).

Estudantes de todo o Brasil realizaram nas escolas neste sábado, dia 28 de setembro, a prova discursiva. O teste também foi aplicado nos centros socioeducativos da Fundação CASA, pelos professores as escolas vinculadoras.

Nas cidades da região de Ribeirão Preto, se classificaram 82 adolescentes nos municípios de Ribeirão Preto (34), Araraquara (6), Batatais (5), Franca (10), Taquaritinga (3), São Carlos (10) e Sertãozinho (14).

A educação escolar na Fundação CASA ocorre em parceria com a Secretaria do Estado da Educação, seguindo calendário, conteúdo e material da rede pública estadual.

A prova da segunda fase da OBMEP possui seis questões discursivas que valem até 20 pontos cada. A duração do exame será de até três horas.

Os jovens participantes dividem-se em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade: “nível 1”, para aqueles que estão no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental; “nível 2”, para os que estudam o 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental; e “nível 3”, para quem está no Ensino Médio.

Em 2018, 774 adolescentes da Fundação CASA passaram para a segunda fase da Olimpíada. Neste ano, portanto, o índice de aprovados para a etapa seguinte da OBMEP é cerca de 14,6% superior.

A Olimpíada está na sua 15ª edição e é promovida desde 2005 com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é realizada com recursos dos ministérios da Educação (MEC) e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).


+ Educação