“Fraternidade e Vida” é o mote central da Campanha da Fraternidade 2020

Diáconos, seminaristas, sacerdotes e representantes das igrejas de Franca se reuniram para discutir sobre a CF

Postado em: em Religião

A Campanha da Fraternidade é o modo com o qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma. Há mais de cinco décadas, ela anuncia a importância de não se separar conversão e serviço à sociedade e ao planeta.

A cada ano, um tema é destacado, assim, a Campanha da Fraternidade já refletiu sobre realidades muito próximas dos brasileiros: família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, entre outros enfoques.

Em 2020, a Campanha da Fraternidade convida, por meio de seu texto-base, a olhar de modo mais atento e detalhado para a vida. Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, casa comum.

Lançado pela editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Edições CNBB, o texto-base convida a um olhar que se eleva para Deus, no mais profundo espírito quaresmal, e volta-se também para os irmãos e irmãs, identificando a criação como presente amoroso do Pai.

No texto, a presidência da CNBB afirma que a Campanha será uma motivação para olhar transversalmente as diversas realidades, interpelando a todos ao respeito do sentido que, na prática, se atribui à vida, nas suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.

“Não se pode viver a vida passando ao largo das dores dos irmãos e irmãs”, diz um trecho do texto base. Ver, sentir, compaixão e cuidar são os verbos de ação que irão conduzir este tempo quaresmal.

Encontro Diocesano de Capacitação para a CF 2020 realizado no último dia 18 de janeiro (Foto: Reprodução)

Para isso, o texto-base que é dividido em três partes, convida que cada pessoa, cada grupo pastoral, movimento, associação, Igreja Particular e o Brasil inteiro, motivados pela Campanha da Fraternidade, possam ver fortalecida a revolução do cuidado, do zelo, da preocupação mútua e, portanto, da fraternidade.

E para que a Campanha da Fraternidade 2020 seja trabalhada da melhor forma em Franca, aconteceu no último dia 18 de janeiro, o Encontro Diocesano de Capacitação para a Campanha da Fraternidade 2020, no Centro Diocesano de Pastoral São João XXIII (Franca/SP), contando com a participação de sacerdotes, diáconos, seminaristas e representantes leigos de diversas paróquias e realidades da Diocese de Franca.

Durante o encontro, eles refletiram sobre os 10 objetivos específicos da Campanha da Fraternidade deste ano:

a) Apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos Evangelhos.
b) Propor a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas.
c) Fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade e a revolução do cuidado como caminhos de superação da indiferença e da violência.
d) Promover e defender a vida, desde a fecundação até o seu fim natural, rumo à plenitude.
e) Despertar as famílias para a beleza do amor que gera continuamente vida nova.
f) Preparar os cristãos e as comunidades para anunciar, com o testemunho e as ações de mútuo cuidado, a vida plena do Reino de Deus.
g) Criar espaços nas comunidades para que, pelo batismo, pela crisma e pela eucaristia, todos percebam, na fraternidade, a vida como Dom e Compromisso.
h) Despertar os jovens para o dom e a beleza da vida, motivando-lhes o engajamento em ações de cuidado mútuo, especialmente de outros jovens em situação de sofrimento e desesperança.
i) valorizar, divulgar e fortalecer as inúmeras iniciativas já existentes em favor da vida.
j) Cuidar do planeta, nossa Casa Comum, comprometendo-se com a ecologia integral.


Artigos Relacionados