Francanos terão mais cinco feriados antes da chegada do final do ano

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de novembro de 2017 às 10:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Consciência Negra (20/11), vale em todo o Estado e em breve em todo o País. Entenda

​Os francanos ainda terão mais cinco feriados antes da chegad da do final do ano, além deste prolongado que está terminando, referente a Finados. 

Dos feriados restantes, um é nacional (República, 15 de novembro), um estadual (embora também com lei municipal), que é da Consciência Negra, dois municipais (aniversário da cidade e Padroeira) e um Universal (Natal). 

Os próximos feriados cairão em duas segundas-feiras (20/11 e 25/12), uma terça (28/11), uma quarta (15/11) e numa sexta-feira (08/12) 

Veja os próximos feriados: 

15 novembro – Proclamação da República – quarta-feira

20 novembro – Dia da Consciência Negra – segunda-feira

28 novembro – Aniversário de Franca – terça-feira

08 dezembro – Dia de Nossa Senhora da Conceição – sexta-feira

25 de Dezembro – Natal – segunda-feira

Consciência Negra

Considerando o “excesso” de feriados entre outubro, novembro e dezembro, as lideranças do comércio em Franca já tentaram derrubar a lei do ex-vereador Marcelo Valim, estabelecendo o feriado municipal na data. 

Mas a tradição deverá ser mantida em Franca,no Estado de Sp e no resto do País: o Governador Alckmin, desde 2014 tem baixado decretos estabelecendo ponto facultativo naquela data, o que ocorreu novamente em 2017. Veja: 

Fica suspenso o expediente nas repartições públicas estaduais sediadas no Município da Capital do Estado no dia 20 de novembro de 2015 – sexta-feira, Dia da Consciência Negra. Parágrafo único – Aplica-se o disposto no “caput” deste artigo às repartições públicas estaduais sediadas em municípios do Estado que tenham editado lei instituindo como feriado municipal o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
Artigo 2º – As repartições públicas estaduais que prestam serviços essenciais e de interesse público, que tenham o funcionamento ininterrupto, terão expediente normal no dia mencionado neste decreto”. 

PL 296/15

Segundo Assunção, o dia 20 de novembro representa a herança histórica da população negra no processo de libertação e de luta por direitos violados, pois marca o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra à escravidão na época em que o Brasil ainda era uma colônia.

O relator do projeto, deputado Federal Chico Alencar (Psol/RJ), deu parecer favorável à constitucionalidade do PL e de seu substitutivo – criado pela Comissão de Cultura –, que modifica a lei 662/49, que define os feriados nacionais.

De acordo com Alencar, “a luta de Zumbi de Palmares é uma das mais relevantes da história de nossas repúblicas, cabendo a exposição e festejo desse símbolo das lutas e ganhos da população negra de nosso País”.

Antes de ser aprovado pela CCJ, o PL 296/15 já havia sido aprovado pela Comissão de Cultura e rejeitado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço. Agora, a matéria seguirá para análise do Plenário da Câmara.


+ Cotidiano