Franca vence Pinheiros e garante primeiro lugar com três vitórias seguidas

Equipe de base do SESI Franca Basquete é atual campeã e busca o bi no disputado campeonato

Postado em: em Basquete

Na decisão pelo posto de primeiro colocado do Grupo D do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2017, o Sesi/Franca Basquete levou a melhor. Em jogo muito físico, a equipe do interior paulista fez grande segundo tempo e venceu o EC Pinheiros, por 70 a 58, na tarde desta quinta-feira (22/02).

O primeiro tempo foi pautado por muita disputa entre as duas equipes, que se mantiveram próximos no placar durante todos os 20 minutos iniciais. No quarto inicial, as duas defesas predominaram, com leve vantagem francana, por 13 a 10.

Já no segundo, os ataques melhoraram significativamente e o Pinheiros se recuperou, com vitória por 21 a 20. Resultado, vantagem do Franca por apenas dois pontos (33 a 31) e jogo completamente aberto no segundo tempo.

Depois de iniciar o último quarto com seis pontos de frente (53 a 47), o Franca entrou em outro ritmo e dominou o Pinheiros. Com uma defesa extremamente sólida, o time do interior paulista foi abrindo ainda mais de forma gradual, chegando até os 16 pontos (70 a 54), e garantindo o resultado positivo.

Com o resultado, o Franca chegou a segunda fase da LDB com três vitórias e nenhuma derrota, terminando na liderança do Grupo D. Já o Pinheiros ficou com dois resultados positivos contra um negativo e terminou na segunda posição.

Coletividade foi a palavra que marcou a atuação francana nesta quinta. Com seu quinteto titular muito inspirado – Cassiano (13pts, 3reb e 5ast), Didi (12pts, 5reb e 5ast), Gui Abreu (11pts, 10reb e 7 roubos) e Rafael (12pts e 11reb) -, e André (12 pts) vindo bem do banco de reservas, o time do interior paulista fez grande jogo.

“No segundo tempo nós conseguimos controlar o jogo e jogar no nosso ritmo. Essa é a pegada do nosso time, com muita defesa e usando bastante os contra-ataques para pontuar. A gente veio muito focado para essa etapa, mais do que nas etapas anteriores, e jogo de hoje mostra isso”, afirmou Didi, um dos destaques do Franca hoje, com 12 pontos, cinco rebotes e cinco assistências.

Apesar da derrota, o Pinheiros fez jogo pra lá de equilibrado durante a grande maioria do jogo e contou com boas atuações individuais. Como Mamedes, dono de 13 pontos e sete rebotes; Ruivo, responsável por oito tentos, seis assistências e quatro roubos; e Nicolas e Danilo Sena, que somaram oito pontos cada.

“O que mais nos prejudicou não foi nossa defesa, mas sim nosso ataque. O Franca subiu a defesa e nos não conseguimos jogar no nosso sistema no segundo tempo. Erramos muitas bolas fácies e também tivemos muitos erros, o que permitiu que eles fizessem muitos contra-ataques. Mas não há muito tempo para lamentar. Temos que vir focados para a semi”, disse Danilo Sena, ala do Pinheiros.

Na fase de classificação da LDB 2017, o Franca havia sido derrotado pelo Pinheiros. Na etapa realizada no Rio de Janeiro, o time da capital paulista superou o rival do interior, por 59 a 51, com grande atuação de Mamedes, dono de 18 pontos e cinco rebotes.

Classificados para as semifinais, os dois times voltam a atuar pela LDB no sábado (24). Enquanto o Franca vai buscar a primeira vaga para decisão da competição, às 15h45 (de Brasília), contra o São José Basketball, o Pinheiros encerra a rodada, às 18 horas (de Brasília), diante de seu arquirrival, o Paulistano.


Artigos Relacionados