Franca vai sediar 19ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de fevereiro de 2018 às 06:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento deverá mobilizar aproximadamente 800 pessoas das APAES do estado de São Paulo

Franca vai sediar, este ano, um importante evento de inclusão por meio do esporte. Está sendo organizada, pelas equipes da FEAPAES-SP (Federação das APAES do Estado de São Paulo) e da APAE Franca, a 19º edição das Olimpíadas Especiais das APAES – Edição Estadual.

O evento, que deverá reunir mais de 800 pessoas na cidade, destacando Franca e  movimentando a economia da cidade, será realizado entre os dias 17 e 22 de julho de 2018.

As reuniões com a Prefeitura de Franca para a realização de um evento memorável já acontecem desde setembro de 2017. Foi solicitado ao poder público a disponibilização dos espaços para as competições, seguranças, ambulâncias, entre outros, para os seis dias de evento.

“A Prefeitura de Franca se mostrou muito solícita ao nosso pedido e sabemos que a cidade possui uma excelente estrutura de quadras, ginásios e piscinas. Temos certeza que teremos um evento recheado de muita superação e emoção”, conta Cristiany de Castro, presidente da FEAPAES-SP.

O evento deverá envolver cerca de 800 pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes, nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, futebol de sete, natação, tênis de mesa, dama e dominó.

A Federação, em parceria com a APAE da cidade que sedia o evento, realiza as Olimpíadas Especiais das APAES a cada três anos, oportunidade na qual os melhores atletas de cada região competem, demonstrando sua potencialidade, além de terem nessa ocasião a chance de trocar experiências e confraternizar-se com outros atletas do Estado.

“A iniciativa de trazer para Franca as Olimpíadas Especiais das APAES muito nos alegra. Estamos ansiosos por receber equipes de todo o Estado. Temos certeza que, independente dos resultados obtidos, este evento será uma grande vitória para todos”, comenta Agenor Gado, presidente da APAE Franca.

Além disso, a presidente destaca o evento pelo fato de favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e sua integração na sociedade por meio da pratica esportiva adequada às suas necessidades e a aquisição de experiências que venham enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua relação com o meio em que vive, dessa forma contribuindo para o exercício da cidadania.

Programação animada

Além das competições, os atletas poderão usufruir de momentos de muita diversão, o que possibilitará que vivenciem novas e alegres experiências. “Podemos adiantar que teremos investimentos além da parte esportiva, como atividades culturais e de lazer, passeios, festa de confraternização, cinema, entre outros e para isso contamos com parceiros”, antecipa Cristiany de Castro, presidente da FEAPAES-SP.

Após a realização das Olimpíadas Especiais das APAES, a FEAPAES/SP, junto com sua coordenadoria de esporte e através de critérios previamente definidos, irá classificar, organizar e identificar os usuários e equipes (atletas, técnicos e acompanhantes), para a formação da delegação que representará o estado de São Paulo na Olimpíada Nacional das APAES, que será realizada no final do segundo semestre de 2018, na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul.


+ Esportes