​Franca terá desafio para tentar zerar número de acidentes de trânsito

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de setembro de 2019 às 11:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Números mostram que o trânsito nas ruas e região de Franca mata cinco vezes mais do que arma de fogo

Enquanto você lê este texto, certamente algum acidente de trânsito está acontecendo em Franca.

Apesar de a cidade ser a 21ª em termos populacionais no Estado, ocupa a 2ª posição no número de óbitos devidos a acidentes.

As batidas de carros ou motos matam cinco vezes mais do que armas de fogo. 

No ano passado, 11 pessoas foram assassinadas em Franca. No mesmo período, os acidentes fizeram 55 vítimas.

A matança continua. Nos nove primeiros meses deste ano, já aconteceram 654 acidentes com vítimas em Franca. 

O saldo da violência são 28 mortos e centenas de feridos, alguns com sequelas irreversíveis.

Agora, uma informação importante que, talvez, você não saiba: segundo levantamento feito pela Polícia Militar, 94% dos acidentes acontecem por falha humana, foram precedidos por uma infração de trânsito. 

Isto, quer dizer que os acidentes e, sobretudo, as mortes, poderiam ter sido evitados.

Com o objetivo de tentar mudar esta violenta realidade, a empresária Flávia Lancha realizará, em outubro, o Desafio Semana Acidente Zero. 

A intenção é mobilizar a cidade por 24 horas seguidas e conscientizar a população sobre a necessidade de evitar acidentes. 

A ação faz parte do movimento Renova BR, que pretende renovar o Brasil, e conta com o apoio de mais de 20 entidades.

A iniciativa terá diversas ações simultâneas em bairros de todas as regiões da cidade.

O trabalho de conscientização terá início nesta segunda-feira, 30, quando será aberto o concurso de fotografias nas escolas da rede estadual. 

O “Dia D” do desafio Virada do Trânsito – acidente zero, acontecerá das 18 horas do dia 4 de outubro até às 18 horas do dia 5 e pretende envolver o maior número de entidades de Franca, numa união suprapartidária e ecumênica, que terá como objetivo maior a união e mobilização pela vida. 

Na sexta-feira, 4, acontecerá ação na Unesp, às 18 horas, e blitz, das 19 horas às 24 horas, em bares com o apoio de equipe de voluntários, atiradores do Tiro de Guerra e Polícia Militar. 

A blitz compreenderá colagem de adesivos, entrega de panfleto e testes com bafômetro.

No sábado, 5, às 7 horas, acontecerá o passeio ciclístico com saída do poliesportivo e chegada na Unifran. 

Às 9 horas, haverá palestra no Anfiteatro da Unifran com o Tema “Comer e beber, quem comanda?”, com o professor doutor Antônio Herbert Lancha Júnior.

Das 9h às 12h, será realizada panfletagem nas principais avenidas de comércio, como Abraão Brickman, Presidente Vargas, Brasil, Dom Pedro I, Hélio Palermo e Ismael Alonso y Alonso. 

No mesmo horário, também acontecerá nos centros comunitários gincanas com atividades relacionadas ao trânsito, que serão coordenadas por professores da Unifran.

Desde as primeiras horas da manhã, a Praça da Catedral, no Centro, vai receber atrações diversas, como aulas de zumba, música cidadã brasileira com Tio Paulão, dança com Daniela Tosi, apresentação de DJ e premiações do concurso de fotografia e Da gincana.

 “A educação é o melhor caminho para reduzir o número de acidentes. Com a mobilização, esperamos conscientizar as pessoas de que só dependem de nós evitar que mais gente continue morrendo ou ficando com graves sequelas por causa dos acidentes. A partir do momento em que formos mais gentis e dirigirmos com mais responsabilidade, vamos deixar de ser uma das cidades mais violentas do Estado. Chegou a hora de dar uma basta nesta situação. A cidade diz chega! Vamos virar esse jogo ”, afirmou Flávia Lancha.


+ Trânsito