Franca tem primeiro caso suspeito de Coronavírus; Prefeitura está apurando

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de fevereiro de 2020 às 17:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Paciente que chegou de Milão apresenta os sintomas da doença, foi internada e segue sendo acompanhada

A Secretaria de Saúde de Franca, juntamente com as Vigilâncias Epidemiológicas Municipal e Estadual, investigam possível caso suspeito de doença pelo Coronavírus no município.

O caso suspeito foi notificado à Vigilância Epidemiológica Municipal nesta quarta-feira, 26/02/2020, por um hospital particular de Franca, após atendimento feito a uma mulher, de 36 anos.

Ela apresentou sintomas respiratórios e tem histórico de viagem recente ao Norte da Itália, em Milão.

A paciente passou por atendimento hospitalar, em que foi constatada a suspeita diagnóstica (de acordo com os critérios do Ministério da Saúde – abaixo). 

Foram coletadas amostras biológicas e feitas orientações a ela sobre as medidas de precaução domiciliar. 

Como ela apresentava boas condições clínicas, recebeu alta e permanecerá sob monitoramento das equipes de saúde em casa.

Todas as pessoas que tiveram contato com a paciente estão sendo monitoradas em domicílio e orientadas em relação a sinais e sintomas da infecção pelo novo coronavírus. 

Caso os apresentem, devem procurar assistência médica.

Abaixo seguem os critérios de caso suspeito adotado pelo Ministério da Saúde:

Situação 1: 

Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU

Situação 2: 

Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, entre outros) e histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; 

Situação 3: 

Febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, entre outros ) e contato próximo de caso confirmado (laboratorialmente para) de coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO:

Como prevenir o novo coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel descartável e jogar no lixo e higienizar as mãos depois.
  • Limpar e desinfetar objetos e
    superfícies tocados com frequência.
  • Etiqueta respiratória 
  • A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde / Vigilância Epidemiológica, mantém as equipes de saúde em alerta e atualizadas sobre a conduta de atendimento aos casos suspeitos de Coronavírus. 

Todos os profissionais dos prontos-socorros, UBSs e Upas são orientados, desde as recepcionistas até equipe de enfermagem e médica.


+ Saúde