Franca sedia neste sábado, 11, 1º Festival Gastronômico “Na Trilha do Café”

  • Entre linhas
  • Publicado em 9 de novembro de 2017 às 23:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento busca resgatar a cultura e identidade gastronômicas de Franca, apresentando culinária típica

Franca sediará neste sábado, 11 de novembro, dentro do penúltimo módulo do curso de Turismo Rural, realizado pela Divisão de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento, a 1ª edição do Festival Gastronômico “Na Trilha do Café”. Destinado aos alunos e convidados, o evento terá início às 11h no sítio Abaeté, localizado próximo ao Jardim Zanetti.

Além da aula prática, onde os estudantes testarão conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, o Festival busca resgatar a cultura e identidade gastronômicas de Franca, apresentando uma típica culinária aos convidados, fazendo um recorte do período em que os imigrantes italianos aportaram em terras francanas para trabalhar nas lavouras de café, além de lembrar, em alguns pratos, a presença dos tropeiros que passavam pelo município, em seus primórdios, em direção à Minas Gerais e ao centro-oeste brasileiro.

O curso de Turismo Rural tem por finalidade proporcionar ao produtor rural um olhar ampliado sobre sua propriedade. Além disso, fornece ferramentas para identificar e implantar negócios na área de turismo, de acordo com os recursos encontrados no meio, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família, envolvendo também técnicas de gestão de atendimento, pontos de venda, meios de hospedagem, resgate gastronômico, entre outros conhecimentos sobre o setor.

Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com Sindicato Rural de Franca e a Prefeitura Municipal de Franca, por meio da Divisão de Turismo, essa edição do curso de Turismo Rural contou com 18 alunos e será concluída no próximo mês de dezembro, sendo que para o próximo ano um novo curso já está programado.

Mais informações podem ser obtidas no Sindicato Rural de Franca, no telefone 3720-2444 ou na Divisão de Turismo, fone: 3724-9482.

Abaixo segue a programação do 1º Festival Gastronômico “Na Trilha do Café”:

– 11h – Recepção

– Cafezinho com bolo de fubá de moinho de pedra mó;

– pão de queijo;

– água aromatizada.

– 11h30 – Saída para trilha (curta)

– mata / cafezal /casa do colono / pomar/ tulha/ beneficiamento.

– 12h30 – Volta ao salão principal para almoço

– Petiscos: mandioca, torresmo;

– Entrada: Salada de folhas verdes e tomate-cereja;

– Prato principal: frango caipira ao molho;

– Acompanhamentos: arroz branco, polenta, quiabo, carne de lata, couve, feijão-tropeiro;

– Sobremesa: Pudim de café, bolo de café e frutas com sorvete.

– 14h30 – Encerramento


+ Cotidiano