​Franca retoma dia 8 os atendimentos nos Centros Terapêuticos de Saúde

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 5 de setembro de 2020 às 02:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A cidade conta com 3 espaços e com profissionais habilitados a realizar esse acompanhamento

A porta de entrada para qualquer pessoa interessada em iniciar o tratamento é o CAPS AD-III (Centro de Atenção Psicossocial), mantido pelo município em parceria com a instituição Allan Kardec.

Com a evolução dos últimos dias na sua classificação no plano SP para a fase ‘Laranja’, onde permanece, conforme anuncio feito nesta sexta-feira pelo Governo Estadual, Franca está permitindo com as cautelas necessárias, o acolhimento voluntário de pessoas com dependência de álcool ou drogas nas comunidades terapêuticas. 

A cidade conta com 3 espaços credenciados e com profissionais habilitados a realizar esse acompanhamento, porém a porta de entrada para qualquer pessoa interessada em iniciar o tratamento é o CAPS AD-III (Centro de Atenção Psicossocial), mantido pelo município em parceria com a instituição Allan Kardec.

A unidade que foi ampliada e remodelada com novas instalações, fica localizada na rua Cavalheiro Antônio Petráglia 80, na Estação, ao lado da UBS. 

Funciona 24 h, inclusive nos finais de semana. Conta com uma equipe multidisciplinar especialmente treinada em plena atividade. 

As novas instalações tem uma estrutura formada  por 8 leitos de estabilização, dos quais dois são equipados com aparelhos hospitalares.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e seu Ambulatório de Saúde Mental, a porta de acesso para quem deseja pleitear uma vaga numa das 3 comunidades terapêuticas, primeiro deve ser o CAPS AD III. 

Ali a pessoa terá o primeiro acolhimento, será submetida a uma triagem e de acordo com o diagnóstico (Projeto Terapêutico Singular) é definido ou não pela internação em um Centro Terapêutico.  

Havendo o encaminhamento para fazer o tratamento, deve ser obedecido os protocolos da Vigilância Sanitária de prevenção a Covid-19, realizando exames prévios de temperatura, teste e manutenção de uma quarentena de 15 dias em ambiente separado, para depois ser integrado ao grupo caso o novo teste indica que esteja saudável.

O CAPS D-III em Franca conta com um quadro formado por 42 profissionais. Mais informações tel.: 3703-7780.


+ Saúde