Franca registra mais de 2,3 mil suspeitas de dengue e 200 casos já confirmados

  • Entre linhas
  • Publicado em 20 de fevereiro de 2019 às 09:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cidade participa da Semana Estadual de Combate à Dengue e Sesi realiza mobilização nesta quarta, 20, às 13h

Epidemia. É isso o que Franca vive hoje quando se fala em dengue.Já são mais de 2,3 mil casos suspeitos da doença, que apesar da mobilização da Prefeitura – através de ações de conscientização da população e combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti, continua avançando na cidade.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, desses mais de 2,3 mil casos suspeitos, mais de 200 são autoctones positivos, 10 importados e 33 negativos. É

Entre as pessoas acometidas pela dengue, crianças, adultos e idosos sofrem com os sintomas à espera da confirmação da doença. É uma situação grave, que vem aumentando com o passar dos dias, exigindo um reforço redobrado de autoridades e dos moradores combatendo e eliminando possíveis criadouros de larvas.

Por conta disso, a Prefeitura continua trabalhando no sentido de manter a população empenhada e focada nos esforços de combate aos criadouros do mosquito da dengue.

Essa semana conforme orientação do Estado, está acontecendo a Semana Estadual de Combate à Dengue. Nesta quarta-feira, 20, o Sesi, que é membro do Comitê Permanente de Combate às Arboviroses, junto com a Prefeitura realizarão uma grande mobilização a partir das 13 horas, com saída da Avenida Elisa Verzola Gosuen, no Jardim Ângela Rosa.

    Mas o trabalho de orientação e sensibilização das pessoas está acontecendo de diversas formas e pelos diferentes meios. Nessa terça-feira, 19, durante a manhã equipes de nebulização estiveram no Jardim Francano, nos arredores da Praça ‘Jácomo Filetto’ e depois na região Sul, no Jardim Aeroporto II e adjacências, especialmente na Avenida Grabriela de Almeida Pirajá.

Segundo os agentes da Vigilância é indispensável que os moradores ao verem a viatura do ‘fumacê’ se aproximando, abram as portas e janelas para que a fumaça penetre ao máximo no ambiente e mate os mosquitos que estejam circulando.

Passeata

     Com relação à programação dessa quarta-feira, ela está inserida na Semana Municipal de Mobilização Social contra o Aedes aegypti, onde a Vigilância Ambiental se juntou ao Sesi de Franca para mais essa ação. O itinerário terá saída da Avenida Eliza Verzola Gosuen, contornando à esquerda na rua Tereza Tortoreli Palermo, seguindo pela esquerda na Rua Jorge Tabah, continuando na rua Félix Garcia e e finaliza o trajeto na rua Eliza Verzola Gosuen.

     São esperadas as participações dos moradores das imediações e cerca de 250 alunos do 6º e 7º anos do próprio Sesi. No âmbito da rede municipal, algumas unidades de ensino também estão se juntando as equipes da Secretaria de Saúde, promovendo atividades com os alunos usando o mosquito como temática. A Secretaria da Educação retransmitiu orientações aos coordenadores, para que coloquem o assunto em pauta e peçam a participação dos alunos desenvolvendo trabalhos, a exemplo do que fizeram no ano passado no Concurso Cultural ‘Cidadãos Multiplicadores’.


+ Saúde