Franca recebe no dia 19 de março, workshop “Programa Rumo à Indústria 4.0”

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de março de 2018 às 14:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento visa difundir o conhecimento sobre o conceito de Indústria 4.0 e sua importância para a competitividade

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP), e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), promovem no próximo dia 19 de março, no Senai Franca, o workshop regional “Programa Rumo à Indústria 4.0”.

A proposta é difundir o conhecimento sobre o conceito de Indústria 4.0 e sua importância para a competitividade, explicando como construir uma vantagem competitiva para as empresas.

De acordo com o diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, a Indústria 4.0 abrange várias tecnologias e soluções que se integram na organização da empresa, desde o chão de fábrica até o administrativo, e também na cadeia de fornecimento. “Alguns exemplos são big data, digitalização, inteligência artificial, internet das coisas, manufatura aditiva, realidade aumentada, robótica, sensores inteligentes e simulações virtuais”.

Segundo Luiz Augusto de Souza Ferreira, presidente da ABDI, os parâmetros da Indústria 4.0 começam a ser implementados no setor industrial, mas chegarão a outras áreas, como serviços, comércio e commodities. “Não é abandonar commodities, mas o Brasil deve aproveitar a oportunidade e entrar na indústria de transformação”, afirmou.

Rafael Moreira, assessor do MDIC, defende uma grande ação de disseminação na sociedade e pede para que as próprias empresas tomem a frente na mudança, considerada a quarta revolução industrial. “Ela vai impactar comportamento, demanda de consumo, formas de consumir, de distribuir. Temos que ancorar com o setor privado.”

Eduardo Zancul, professor da Universidade de São Paulo (USP), estudou experiências internacionais, como a implementação do conceito na Alemanha. Para ele, o país lançou uma plataforma para a Indústria 4.0 em 2013, envolvendo associações, empresas e a academia. A Alemanha optou pelo modelo clássico, com automação, processos e robotização. “A própria indústria tem participação muito importante para criar a base dessa plataforma. O foco maior é na exportação, manutenção de empregos e competitividade de pequenas e médias empresas”, explica.

“Você tem um modelo de negócios que está mudando completamente, e por isso temos que ter a percepção do que está acontecendo no setor e pensar em atender à indústria do futuro”, finalizou Roriz.

O workshop será realizado das 9h às 16h30, no Senai Franca, que fica à Avenida Presidente Vargas, 2500. Inscrições e informações no Ciesp Franca: 3721-5861


+ Economia