Franca recebe no dia 14, temporada 2019 dos Concertos Petrobras-EPTV

  • Entre linhas
  • Publicado em 31 de julho de 2019 às 23:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Trio Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring terá como convidado o violinista Rommel Fernandes

O trio Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring se apresenta no Teatro Judas Iscariotes (Foto: Arnaldo Pappalardo)

Com sua proposta permanente de levar música da melhor qualidade ao interior do Estado de São Paulo, a Temporada 2019 dos Concertos Petrobras-EPTV tem continuidade no próximo dia 14 de Agosto, quarta-feira, com uma apresentação gratuita a ser realizada no Teatro Judas Iscariotes, em Franca.

No palco estarão o violinista Rommel Fernandes e o trio Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring. O grupo vai executar duas obras fundamentais do repertório de câmara: o “Quarteto de cordas Nº 3 Op. 41”, de Schumann, e o “Quarteto Rosamunde” de Schubert.

A apresentação tem patrocínio do Ministério da Cidadania e da Petrobras.

O violinista Rommel Fernandes é spalla associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (Foto: Divulgação)

Duas obra-primas Franz Schubert (1797-1828) compôs o “Quarteto em lá menor Nº 13, D.804 em 1824. Dos quinze quartetos de cordas que escreveu, este foi o único a ser apresentado publicamente antes de sua morte. É uma obra-prima, marcada por um clima de tragédia, depressão e desespero, reflexo da vida sombria do compositor na época. O apelido “Rosamunde” vem do segundo movimento, no qual Schubert usa um tema que escreveu um ano antes, quando compôs música incidental para uma peça com o título “Rosamunde, Princesa de Chipre”.

O “Quarteto de Cordas Nº 3 em lá maior Op. 41” é o mais popular dos três quartetos de cordas que Robert Schumann (1810-1856) compôs em 1842 – o seu chamado “Ano da Música de Câmara”. Dedicados a Mendelssohn, foram escritos em questão de poucas semanas. Mas antes de se colocar diante da partitura o compositor dedicou-se a estudar os quartetos de Haydn, Mozart e Beethoven. Manifestava assim sua reverência aos mestres do passado, ao mesmo tempo em que procurava tomar sua própria direção e dar sequência ao desenvolvimento da forma.

S E R V I Ç O

Ministério da Cidadania apresenta

CONCERTOS PETROBRAS-EPTV

Rommel Fernandes   violino
Pablo de León   violino
Horácio Schaefer   viola
Roberto Ring   violoncelo

P R O G R A M A

Franz Schubert (1797-1828)

Quarteto de cordas nº 13 em lá menor, D.804, “Rosamunde”

Robert Schumann (1810-1856)

Quarteto de cordas Nº 3 em lá maior, Op. 41

FRANCA
14 de Agosto, quarta-feira, 20h

Teatro Judas Iscariotes
Rua José Marques Garcia 395, Cidade Nova, tel. (16) 3702-2706

Ingressos: Entrada franca

Classificação: Livre para todas as idades

Realização: EPTV

Patrocínio: Petrobras

Rommel Fernandes
Mineiro de Maria da Fé, Rommel Fernandes iniciou seus estudos musicais no Conservatório Estadual de Pouso Alegre e obteve o bacharelado em Violino pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), como aluno de Ayrton Pinto. Nos Estados Unidos, obteve os títulos de Mestre e Doutor em Música com Honors pela Northwestern University, na classe de Gerardo Ribeiro. Frequentou o Lucerne Festival Academy, na Suíça, e o Tanglewood Music Center (TMC), nos Estados Unidos, onde se aperfeiçoou em música de câmara. Foi spalla da Orquestra do TMC, atuando sob regência de Bernard Haitink e James Levine. Como membro da Chicago Civic Orchestra trabalhou, entre outros, com Charles Dutoit, Christoph Eschenbach, Daniel Barenboim, Gidon Kremer, Lorin Maazel, Pierre Boulez e Pinchas Zukerman. Foi músico convidado das sinfônicas de Boston e Chicago. Elogiado pela crítica por sua “execução soberba e musicalidade aristocrática”, bem como por sua “releitura vibrante, modernista, porém elegante” do repertório tradicional, mantém intensa atividade como solista, recitalista e músico de câmara. Destaca-se ainda como intérprete de música contemporânea, tendo realizado primeiras audições mundiais de obras de vários compositores brasileiros e estrangeiros, além de estreias brasileiras de peças para violino solo, como Anthèmes de Pierre Boulez. Desde 2009 é spalla associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Pablo de León, violino / Horácio Schaefer, viola / Roberto Ring, violoncelo
O núcleo musical do projeto Concertos Petrobras-EPTV é o trio formado por Pablo de León, violino, Horácio Schaefer, viola, e Roberto Ring, violoncelo. Desde sua criação, em 2001, o grupo já realizou mais de 700 concertos. Os três músicos pertencem à elite da música clássica brasileira. Pablo de León é spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Horácio Schaefer é chefe do naipe das violas da OSESP-Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Roberto Ring integrou a Orquestra Sinfônica de Campinas, a OSESP, a Orquestra de Câmara Villa-Lobos e, nos últimos anos, tem intensa atividade como músico de câmara.


+ Cultura