Franca recebe em junho, Ciclo de Gestão para discutir o mercado cultural local

  • Entre linhas
  • Publicado em 31 de maio de 2019 às 16:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Série itinerante de mentorias conta com especialistas que aprofundam discussões sobre questões da área

Elaboração e avaliação de projetos culturais, captação de recursos, planejamento, e comunicação e marketing são alguns dos temas abordados no Ciclo de Gestão Cultural, que acontece desde 2013. Em junho deste ano, as cidades contempladas serão Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Pereira Barreto, Birigui, Franca e Pirassununga. A série itinerante de diálogos e mentorias, que viaja pelas cidades do interior e litoral paulista, conta com pensadores, gestores, pesquisadores e produtores, que aprofundam discussões sobre questões da área da cultura e propiciam a troca de experiências bem-sucedidas de gestão.

O Ciclo integra as atividades das Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis. Realizado em parceria com os municípios-sede e algumas instituições de cultura, o evento é voltado para gestores e dirigentes culturais, produtores, captadores, artistas, estudantes de artes e interessados em geral. Ao longo do ano, as cidades receberão grandes nomes como Ana Carla Fonseca, Cris Olivieri, Daniele Torres, Erick Krulikowski e Inti Queiroz.

No mês de junho, a série de debates acontecerá nos dias 14, 15, 16, 28, 29 e 30, respectivamente em Ribeirão Preto, Franca, Pirassununga, Presidente Prudente, Pereira Barreto e Birigui. A novidade no formato é a mentoria: produtores e realizadores terão, mediante inscrição e seleção prévia, a oportunidade de apresentar seus projetos e produtos culturais, para que sejam analisados e debatidos individualmente. Para se inscrever basta ir ao final do texto e selecionar o link da cidade desejada. Toda programação, desde inscrição até a participação, é gratuita.

A programação do ano todo já está definida, e o Ciclo passará por outras 18 cidades: Registro, Tatuí, Votorantim, Limeira, Campinas, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Itanhaém, Guarujá, Votuporanga, São José do Rio Preto, Barretos, Bauru, Marília, Botucatu, Jacareí, São Sebastião e Pindamonhangaba. A série de atividades busca enriquecer o debate acerca do mercado cultural nas regiões e fortalecer os profissionais da área.

Confira todas as atividades oferecidas e também os convidados do Ciclo:

Gestão Pública e Cultura | com Thiago Saraiva

Conversa com 60 vagas por cidade

Em diálogo com dirigentes culturais municipais, Thiago Saraiva trata – a partir do modelo e atuação do Programa Oficinas Culturais – da importância da constante formulação e manutenção de políticas públicas de vivência e formação na área da cultura, refletindo sobre seus possíveis resultados e impactos socioculturais.

Direito, Arte e Liberdade | com Cris Olivieri

Palestra com 60 vagas por cidade

Qual o limite da arte? Qual o papel das instituições e órgãos públicos vinculados à cultura? Como aplicar a classificação etária de exposições e espaços culturais? Cris Olivieri conversa sobre a necessidade de garantir que todos possam ser incluídos com seus pensamentos e atitudes, respeitando a liberdade de expressão e o direito do outro de se manifestar culturalmente.

Panorama da Economia Criativa | com Ana Carla Fonseca

Palestra com 60 vagas por cidade

A convidada apresenta as bases da economia da cultura e a relação desta com o desenvolvimento de uma governança compartilhada, na qual ganham terreno políticas públicas arejadas, cidadãos ativos e empresas que compreendem a importância de valorizar a inovação. Traçando um panorama que passa por cultura, conexões e tecnologia, reflete sobre futuro do trabalho, cidades e territórios criativos, por meio de casos reais do Brasil e do mundo.

Sustentabilidade e Gestão de Negócios Culturais | com Erick Krulikowski e Daniele Torres

Palestra com 30 vagas por cidade

Um dos principais desafios na economia da cultura é desenvolver uma visão empreendedora que permita a construção de ações mais sustentáveis, unindo propostas artísticas e culturais potentes a uma visão de negócios adequada. Nesta palestra, serão discutidos quais perfis e habilidades são necessários para um empreendimento criativo, considerando posicionamento e diferencial de mercado no contexto atual.

BR-SP: Presente e Futuro de Políticas Públicas de Cultura | com Inti Queiroz

Workshop com 30 vagas por cidade

O convidado reflete sobre o atual contexto da cultura no Brasil e no estado de São Paulo. Por meio da abordagem de um amplo panorama, apresenta histórico, perspectivas, programas, leis de incentivo, editais e tendências sobre políticas culturais estruturantes.

Mentoria de Projetos | com Erick Krulikowski e Daniele Torres

Atividade com 5 vagas por cidade

A partir da imersão no projeto do realizador cultural selecionado, a mentoria tem como objetivo analisar as principais questões que impactam seu negócio criativo, como a especificidade da demanda ou da oportunidade, afim de justificar a ação; além da proposta de valor e o público-alvo, oferecendo soluções práticas e buscando identificar produtos e serviços que possam trazer maior sustentabilidade para o projeto.

Ana Carla Fonseca, apontada pelo jornal El País Brasil como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo, é administradora pública, economista e doutora em Urbanismo (USP). É também consultora e palestrante em mais de 200 cidades de 31 países, diretora da Garimpo de Soluções, assessora para a ONU e membro convidado do Corpo Mundial de Peritos da UNESCO em Diversidade. Escreveu Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável e Cidades Criativas, respectivamente vencedor e finalista do Prêmio Jabuti.

Cris Olivieri é advogada e diretora da Olivieri e Associados Advocacia. Master em Administração das Artes pela Universidade de Boston, ela é mestre em Política Cultural (USP) e especialista em Gestão de Processos Comunicacionais e Culturais (USP). Olivieri é coautora do Guia Brasileiro de Produção Cultural e do recém-lançado Direito, Arte e Liberdade. É também autora do livro Cultura Neoliberal – Leis de Incentivo como Política Pública de Cultura.

Daniele Torres é pós-graduada em História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Em mais de 20 anos de carreira, atuou como museóloga, produtora e gestora de espaços culturais e organizações sociais. Especializada em leis de incentivos fiscais, planejamento estratégico e captação de recursos, foi gestora de patrocínios de grandes corporações e diretora-gerente do Instituto AES. É diretora e sócia da Companhia da Cultura, além de coordenadora, e novamente sócia, de cursos na escola Cultura e Mercado.

Erick Krulikowski, sócio-diretor da iSetor, é professor convidado do MBA em Bens Culturais da FGV e do pós-MBA do B.I. International. Com 20 anos de experiência em gestão executiva e negócios, articulou projetos junto a algumas instituições e pastas: UNESCO, MEC, MinC, UNICEF, Iphan, Fiat, Nestlé, Petrobras, Instituto Votorantim e Instituto Camargo Corrêa. Coordenou o Laboratório de Negócios do Programa Empreendedores Criativos (Criativar), o Programa de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual (Objetiva) e o Programa da Música Independente do Sebrae Minas.

Inti Queiroz é linguista, filóloga e produtora cultural. Doutora e mestre em Letras pela USP – com pesquisa sobre as políticas culturais brasileiras contemporâneas –, é docente dos cursos de Gestão Cultural da PUC-SP e da Unicamp, além de ministrar cursos livres na escola Cultura e Mercado e nas unidades do Sesc São Paulo.

Thiago Saraiva é gestor, antropólogo e músico. Foi coordenador de Articulação e Difusão de cinco unidades de Fábricas de Cultura, localizadas na cidade de São Paulo, além de gerente do Programa de Qualificação em Artes, com atuação no interior paulista. Atualmente é superintendente das Oficinas Culturais.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Ciclo de Gestão Cultural

Ribeirão Preto

Sexta-feira, 14/6

Inscrições: https://bit.ly/2Q0IyuO

Franca

Sábado, 15/6

Inscrições: https://bit.ly/2W1iS6H

https://bit.ly/2JEq8il

Pirassununga

Domingo, 16/6

Inscrições: https://bit.ly/2VqsWSy

https://bit.ly/2vWeRC9

Presidente Prudente

Sexta-feira, 28/6

Inscrições: https://bit.ly/2E8yYRT

Pereira Barreto

Sábado, 29/6

Inscrições: https://bit.ly/2JHF6nN

https://bit.ly/2JnhZzp

Birigui

Domingo, 30/6

Inscrições: https://bit.ly/2VA4UJL

https://bit.ly/2Q9pomM

Registro

Sexta-feira, 19/7

Inscrições: https://bit.ly/2Ecwcv8

Tatuí

Sábado, 20/7

Inscrições: https://bit.ly/2JAxgMO

https://bit.ly/2JkpjMo

Votorantim

Domingo, 21/7

Inscrições: https://bit.ly/2JC7S9v

https://bit.ly/2WLzcFQ

Limeira

Sexta-feira, 16/8

Inscrições: https://bit.ly/2vZwJMp

Campinas

Sábado, 17/8

Inscrições: https://bit.ly/2W1DH28

https://bit.ly/2WJ4FZp

Jundiaí

Domingo, 18/8

Inscrições: https://bit.ly/2vZyBEM

https://bit.ly/2LSCJkC

Mogi das Cruzes

Sexta-feira, 27/9

Inscrições: https://bit.ly/2vZC9a4

Itanhaém

Sábado, 28/9

Inscrições: https://bit.ly/2Jqm1r9

https://bit.ly/30mPHu8

Guarujá

Domingo, 29/9

Inscrições: https://bit.ly/2Ho29kR

https://bit.ly/2WEGcEu

Guarujá

Domingo, 29/9

Inscrições: https://bit.ly/2Ho29kR

https://bit.ly/2WEGcEu

Votuporanga

Sexta-feira, 18/10

Inscrições: https://bit.ly/2Q3MFGF

São José do Rio Preto

Sábado, 19/10

Inscrições: https://bit.ly/30lNaAA

https://bit.ly/2HkU8hL

Barretos

Domingo, 20/10

Inscrições: https://bit.ly/2Yvrlwu

https://bit.ly/2Q5LiHj

Bauru

Sexta-feira, 22/11

Inscrições: https://bit.ly/2YuhlDM

Marília

Sábado, 23/11

Inscrições: https://bit.ly/2vVeXK8

https://bit.ly/2Ec7FpT

Botucatu

Domingo, 24/11

Inscrições: https://bit.ly/2VuaVD2

https://bit.ly/2HsZ8zC

Jacareí

Sexta-feira, 13/12

Inscrições: https://bit.ly/2W1RFRl

São Sebastião

Sábado, 14/12

Inscrições: https://bit.ly/2EcagA9

https://bit.ly/2HoeHIU

Pindamonhangaba

Domingo, 15/12

Inscrições: https://bit.ly/2JkAowK

https://bit.ly/2YsAvtJ


+ Cultura